O aspecto social das ciências e a defesa da educação: Uma leitura contemporânea da epistemologia histórica de Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2017.28124Resumen
O presente artigo pretende abordar o aspecto social das ciências na epistemologia histórica de Bachelard por meio de sua defesa e valorização da educação. Esperamos responder por meio da defesa bachelardiana dos valores e da vocação científica às críticas que afirmam não ver em sua filosofia questões que ultrapassam o âmbito cognitivo da produção nas ciências. Para isso, realizamos uma análise comparada das contribuições filosóficas de Gaston Bachelard e da perspectiva dos Science Studies, a fim de apresentarmos os pontos de encontro e afastamento entre as duas abordagens. Ensaiamos, neste trabalho, provar que há uma proposta ético-política na epistemologia bachelardiana, qual seja a sua defesa da educação científica. Deste modo, buscamos não apenas corroborar nossa tese de que é possível, a partir de Bachelard, fazer uma leitura social da epistemologia histórica, como também defender a atualidade de seu pensamento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Em Construção está licenciada bajo Licencia Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Em Construção pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista Em Construção.