CIÊNCIA E ARTE NAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS DE PAUL FEYERABEND

Authors

  • Francine Marcondes Castro Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Cristina de Amorim Machado Universidade Estadual de Maringá
  • Ourides Santin Filho Universidade Estadual de Maringá
  • Valdeni Soliani Franco Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2019.46054

Abstract

Este artigo pretende apresentar algumas das estratégias argumentativas de Paul Feyerabend, nas quais ele costuma usar procedimentos artísticos combinados aos científicos para refletir sobre as relações entre ciência e arte. Nossa pesquisa bibliográfica identificou as seguintes estratégias: crítica imanente, análise linguística, reductio ad absurdum, investigação histórica, imagens, diálogos, atuação e histórias simples. Além de uma descrição didática dessas estratégias, fornecemos exemplos delas em vários textos de Feyerabend, e também uma nova categoria: as narrativas arquetípicas. O presente texto pode funcionar como um guia de leitura para a obra de Feyerabend.

Author Biographies

Francine Marcondes Castro Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Cristina de Amorim Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela PUC-Rio, Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Ourides Santin Filho, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciências pela USP. Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá.

Valdeni Soliani Franco, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Matemática pelo ICMC/USP - São Carlos. Professor do Departamento de Matemática da Univesidade Estadual de Maringá.

Published

2019-12-16

How to Cite

Oliveira, F. M. C., Machado, C. de A., Santin Filho, O., & Franco, V. S. (2019). CIÊNCIA E ARTE NAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS DE PAUL FEYERABEND. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (6). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2019.46054