Helenização do Egito: considerações iniciais por uma perspectiva história: o caso de Alexandria e a cultura material numismática

Authors

  • Felinto Pessôa Faria Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2021.78341

Abstract

Embora os gregos já estivessem presentes no Egito antes de Alexandre, foi somente com suas conquistas e com seus sucessores após sua morte que houve uma efetiva presença grega em termos de geolpolítica, força militar e dominação. Uma das expressões desta dominação ocorreu em 331 aEC, quando uma cidade no Delta do Nilo foi fundada em homenagem a ele, Alexandria. Esta cidade se tornou um símbolo do Helenismo e da Helenização no Egito. Nesta dinâmica de interação/dominação, a cultura material provou ser uma grande fonte de informação que havia sido negligenciada por muito tempo, em detrimento da documentação textual. Neste artigo, eu destaco a cunhagem e como as moedas foram usadas para além de seu valor econômico, já que em seus traços monetários contém propaganda e simbolismos, uma linguagem figurativa – como documentos que podem informar sobre diferentes aspectos de uma sociedade, sejam estes políticos ou governamentais, jurídicos, religiosos, simbólicos e estéticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Felinto Pessôa Faria Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em História Comparada pela UFRJ (2022). Mestrado em Arqueologia pelo Museu Nacional - UFRJ (2017). Graduação em Letras - Português e Grego pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2010) e Estudos Sociais - habilitação plena em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2003), Graduando em Literaturas pela UERJ desde (2019). Professor de História - Colégio Batista Shepard, ensino Fundamental II e Médio. Faz parte do Conselho Editorial da Editora Kline. Faz parte do Laboratório de História das Experiências Religiosas - LHER/UFRJ.

Published

2022-01-05

How to Cite

FARIA NETO, Felinto Pessôa. Helenização do Egito: considerações iniciais por uma perspectiva história: o caso de Alexandria e a cultura material numismática. Το Eλληνικό βλέμμα, Rio de Janeiro, n. 9, 2022. DOI: 10.12957/ellinikovlemma.2021.78341. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ellinikovlemma/article/view/78341. Acesso em: 7 jul. 2025.

Issue

Section

Estudos de História e Cultura Material