Η περίπτωση της αρχαίας ελληνικής ρητορικής ως διδακτική προσέγγιση για την εκμάθηση της Νέας Ελληνικής ως ξένης γλώσσας

Authors

  • Smaragda Papadopoulou - Mantadake Universidade de Ioánnina

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.34240

Abstract

Neste artigo, apresentamos estratégias de discurso oral e escrito criativo para o ensino de grego em todos os níveis de linguagem e condições de aprendizagem. Referimo-nos aos princípios teóricos da Retórica aplicada para a questão da compreensão da aquisição da linguagem, em relação à primeira língua e a relação entre o nível de habilidades de linguagem entre os dois. O conteúdo cultural do método retórico de ensino e a visão da cultura como modelo de aprendizagem metodológica interpretam exemplos de ensino e sugestões de ensino com paradgmas de persuasão da antiga literatura grega e da tradição retórica, em interação com a comunicação diária e o ensino de textos antigos nas mais amplas necessidades funcionais de aprendizagem da Língua Grega Antiga e Moderna, como uma entidade cultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Smaragda Papadopoulou - Mantadake, Universidade de Ioánnina

Professora Associada do Departamento de Educação Primária da Universidade de Ioánnina. Autora de diversos livros voltados para a temática da língua grega, além de autora de romances e livros infanto-juvenis.

Published

2017-12-03

How to Cite

PAPADOPOULOU - MANTADAKE, Smaragda. Η περίπτωση της αρχαίας ελληνικής ρητορικής ως διδακτική προσέγγιση για την εκμάθηση της Νέας Ελληνικής ως ξένης γλώσσας. Το Eλληνικό βλέμμα, Rio de Janeiro, n. 3, 2017. DOI: 10.12957/ellinikovlemma.2017.34240. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ellinikovlemma/article/view/34240. Acesso em: 25 may. 2025.

Issue

Section

Estudos de Língua Grega