AINOSAINOS: DOS ENIGMAS

Authors

  • Giovanna Giffoni Universidade do Estado do Rio de Janeiro CEDERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2016.27336

Abstract

O que diz o enigma? De que fala o enigma, e de onde? Onde vige o enigma dentro dovigor enigmático? Responder à pergunta é procurar o monstro recolhido em rodilhas narecôndita rotunda, ao centro circular do labirinto. Mas, queremos mesmo encontrá-lo?No empenho de demanda pelo monstro lança-se Teseu, desfazendo o emaranhadocarretel em carreiras de corredores lineares. Não para decifrar o enigma, mas para deleescapar após ver o seu rosto – face a face. Contemplar a face do monstro, demonstrá-laa si mesmo, como monstro também que se vislumbra num espelho. Assim o diz. Atravésdo espelho em enigma: a si mesmo. O presente artigo apresenta um breve estudo sobreenigma aliado a tradução direta do grego de alguns exemplos extraídos da AntologiaGrega.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giovanna Giffoni, Universidade do Estado do Rio de Janeiro CEDERJ

Giovanna Giffoni é doutora em poética pela UFRJ. É tutora presencial do curso deLicenciatura em Letras Português-Literaturas da UFF/CEDERJ.

Published

2017-02-09

How to Cite

GIFFONI, Giovanna. AINOSAINOS: DOS ENIGMAS. Το Eλληνικό βλέμμα, Rio de Janeiro, n. 1, 2017. DOI: 10.12957/ellinikovlemma.2016.27336. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ellinikovlemma/article/view/27336. Acesso em: 25 may. 2025.

Issue

Section

Estudos de Literatura, Arte e Cultura