A INSTIGANTE PROSA DE MATTEO BANDELLO
DOI:
https://doi.org/10.12957/ecoling.2019.77182Resumo
Não se pode negar que, durante o 500, a tradição narrativa italiana se inspirou no Decameron. Os novelistas seguiam a estrutura de composição criada por Giovanni Bocacccio (1313-75), imitavam recursos estilísticos, motivos, situações e temas encontrados naquela famosa obra em “volgare”. Os mais criativos, mesmo influenciados pelo exemplo, acrescentaram ao gênero novos interesses culturais e, sem dúvida, outra consciência do real. Entre os novelistas mais inspirados nesse período, há um nome pouco trabalhado, mas de grande significação tanto europeia quanto universal: Matteo Bandello (1485-1561), narrador escolhido para nosso ensaio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-06-21
Como Citar
ARÊAS, Alcebíades Martins; CAMBEIRO, Delia. A INSTIGANTE PROSA DE MATTEO BANDELLO. Ecos de Linguagem, Rio de Janeiro, v. 2, n. 11, 2023. DOI: 10.12957/ecoling.2019.77182. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ecosdelinguagem/article/view/77182. Acesso em: 22 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).