PERSPECTIVA DE ATUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA EM VITA NUOVA DE DANTE ALEGHIERI
DOI:
https://doi.org/10.12957/ecoling.2018.76926Resumo
Para que a análise e a apreensão de um texto literário não se transformem em um jogo de xadrez, devemos encaminhá-las com uma base teórica, para que se chegue, através da discussão objetiva, à subjetividade da obra. Como professores de Língua, Cultura e Literatura Italianas, sempre preocupados com a harmonia na abordagem de um texto, preocupamo-nos com o método a ser adotado na investigação do texto com o objetivo de desvencilhá-lo de qualquer enfoque minimizador do processo simbólico, o que nos levaria a lugar nenhum. Além da Teoria Literária, no caso específico de Literatura Italiana Medieval, o estudo de particulares fenômenos do antigo italiano precisa também ser auxiliado, dentre outras ciências, pela Linguística, pela Gramática Histórica, pela Filologia e pela Teoria da Tradução. Esta última, porém, em seu enfoque intratextual, que nos auxilie na atualização da estrutura gramatical e do léxico da época estudada.Downloads
Publicado
2023-06-21
Como Citar
Arêas, A. M., & Cambeiro, D. (2023). PERSPECTIVA DE ATUALIZAÇÃO LINGUÍSTICA EM VITA NUOVA DE DANTE ALEGHIERI. Ecos De Linguagem, 2(9). https://doi.org/10.12957/ecoling.2018.76926
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).