ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO ISLÃ NA MÍDIA POPULAR ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.12957/ecoling.2016.40901Resumo
A influência da mídia na opinião pública tem sido objeto de estudos desde os anos 50, através de estudos de recepção. Aparentemente o conceito de ideologia tinha uma função importante naquela época nos estudos dos meios de comunicação social. Hoje em dia, sob influência dos “Cultural Studies” na Inglaterra e na América Latina nos anos 80, outros aspectos como cultura e identidade são mais considerados. Tais aspectos também são considerados na análise da representação da imagem do islã nos tablóides alemães. A presente análise é operacionalizada através do uso da teoria linguística da Perspectividade de Köller e da análise do discurso2 . Isto significa que os elementos semânticos e seus contextos em uma reportagem de jornal foram escolhidos como objeto central para estudar a representação do islã na mídia popular alemã. O objeto de análise escolhido se configurou em uma reportagem do jornal BILD, que contém, como critério de seleção de texto, a palavra islã. Através de uma análise discursiva dos elementos semânticos da reportagem foram encontradas avaliações elucidativas sobre a cultura islãmica no tablóide mencionado acima.Downloads
Publicado
2019-04-02
Como Citar
ARANTES, P. C. (2019). ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO ISLÃ NA MÍDIA POPULAR ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO. Ecos De Linguagem, (8). https://doi.org/10.12957/ecoling.2016.40901
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).