AS RELAÇÕES DE PODER EM FOUCAULT: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS OBRAS "A ORDEM DO DISCURSO" E "VIGIAR E PUNIR"

Autores/as

  • Marlon Rodrigues Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumen

O artigo se propõe a discutir os limites e possibilidades do conceito de poder presente nas obras A ordem do discurso (1971) e Vigiar e punir (1975) do filósofo francês Michel Foucault. No transcurso da argumentação verifica-se que nas obras analisadas o teórico não apresenta uma definição única para o conceito uma vez que seu propósito é demonstrar que o poder está em constante mutação, ou seja, se apresenta de formas complexas e diversas ao longo do tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlon Rodrigues Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é mestrando pela mesma instituição e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisa na linha de Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais atuando nas áreas de História Social, História Política e História da Igreja Católica no Brasil.

Publicado

2019-11-04

Cómo citar

MARQUES, Marlon Rodrigues. AS RELAÇÕES DE PODER EM FOUCAULT: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS OBRAS "A ORDEM DO DISCURSO" E "VIGIAR E PUNIR". Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/40898. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres