AS RELAÇÕES DE PODER EM FOUCAULT: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS OBRAS "A ORDEM DO DISCURSO" E "VIGIAR E PUNIR"

Authors

  • Marlon Rodrigues Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Abstract

O artigo se propõe a discutir os limites e possibilidades do conceito de poder presente nas obras A ordem do discurso (1971) e Vigiar e punir (1975) do filósofo francês Michel Foucault. No transcurso da argumentação verifica-se que nas obras analisadas o teórico não apresenta uma definição única para o conceito uma vez que seu propósito é demonstrar que o poder está em constante mutação, ou seja, se apresenta de formas complexas e diversas ao longo do tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marlon Rodrigues Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é mestrando pela mesma instituição e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisa na linha de Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais atuando nas áreas de História Social, História Política e História da Igreja Católica no Brasil.

Published

2019-11-04

How to Cite

MARQUES, Marlon Rodrigues. AS RELAÇÕES DE PODER EM FOUCAULT: LIMITES E POSSIBILIDADES NAS OBRAS "A ORDEM DO DISCURSO" E "VIGIAR E PUNIR". Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/40898. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

Artigos Livres