Introdução alimentar de crianças do município de Farroupilha-RS: análise de escola privada e pública
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2025.85728Palavras-chave:
Ciências da Nutrição Infantil. Nutrição do Lactente. Comportamento Alimentar. Fenômenos Fisiológicos da Nutrição do Lactente. Introdução Alimentar. Alimentação Complementar.Resumo
Introdução: A introdução alimentar é o primeiro contato da criança com alimentos além do leite materno aos seis meses de idade. Se realizada de forma precoce, tardia ou de forma incorreta, pode levar a prejuízos no desenvolvimento e crescimento infantil. Objetivo: Analisar a introdução alimentar de crianças de uma escola privada e uma escola pública do município de Farroupilha/RS. Métodos: Estudo transversal, incluindo 25 crianças de escola privada e 25 crianças de escola pública, de até três anos de idade. Foram coletados dados sobre o cuidador, criança e sobre a introdução alimentar (idade e escolaridade do cuidador, idade que as crianças receberam pela primeira vez líquidos e alimentos sólidos, entre outras variáveis). Para testar as diferenças entre as escolas, foi utilizado o teste tde Student, Mann-Whitney, Qui - Quadrado ou Teste de Fisher. Foi considerado significativo p<0,05. Resultados: Não houve diferença entre a idade média de introdução alimentar entre as escolas, sendo realizada de forma precoce para 32% das crianças da escola privada e para 40% da escola pública. As frutas foram o grupo alimentar introduzido mais precocemente nas duas escolas. Na escola pública, 38,9% das crianças consumiram suco antes dos 12meses, em comparação a 8% das crianças da escola privada (p=0,014). O açúcar foi consumido por 100% das crianças da escola pública antes dos 24 meses, em comparação a 55% das crianças da escola privada (p=0,005). Aos 12meses de idade, somente 52,9% das crianças da escola pública comeram alimentos em pedaços, em comparação a 100% das crianças de escola privada (p<0,001). Conclusões: Crianças ainda recebem alimentos de forma precoce e tardia, havendo maior prevalência de inadequação da introdução de suco, açúcar e nas consistências para as crianças da escola pública.
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