BAIXO-PESO AO NASCER: ESTUDO DE FATORES ASSOCIADOS EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DA GRANDE VITÓRIA, ES, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43508Palavras-chave:
Baixo-peso ao nascer. Saúde materno-infantil. Fatores de risco. Saúde pública. Peso ao nascer.Resumo
O baixo-peso ao nascer (BPN) é uma condição clínica importante na determinação da morbimortalidade neonatal e da mortalidade pós-neonatal, sendo um indicador global de grande relevância para a saúde pública. Este estudo objetivou avaliar os fatores associados ao baixo-peso ao nascer de recém-nascidos atendidos em um hospital público de alta complexidade localizado no município de Vitória-ES. Trata-se de estudo de delineamento transversal no qual a população foi constituída por 246 mães e crianças de até dois anos de idade incompletos, que procuraram atendimento nos serviços do hospital no período de setembro de 2017 a março de 2018. Estudaram-se a associação do BPN (variável dependente) e as independentes (condições sociodemográficos, obstétricas e clínico-cirúrgicas) utilizando-se o teste de qui-quadrado. A força de associação foi estimada calculando-se a razão de chances (odds ratio) e seus intervalos de confiança de 95% (IC95%). Para o controle de possíveis fatores de confusão nas associações obtidas, usou-se o modelo de regressão logística binária multivariada, e o nível de significância adotado foi de p <0,05. As análises foram realizadas utilizando o pacote estatístico Stata 13.0. Neste estudo, a prevalência encontrada de BPN foi de 22,4% (IC95% 17,5-28,0). Das seis variáveis incluídas na regressão logística, somente o número de consultas de pré-natal <6 semanas (OR=7,61), presença de intercorrências na gestação (OR=2,29), idade gestacional <37 semanas (OR=26,89) e o sexo do recém-nascido feminino (OR=2,67) permaneceram associados ao desfecho. O número de consultas de pré-natal >6, ausência de intercorrências na gestação, idade gestacional ≥37 semanas e o sexo do recém-nascido masculino apresentaram fator protetor à ocorrência de baixo-peso ao nascer. Os resultados aqui encontrados justificam a necessidade de desenvolver ações mais efetivas direcionadas para o público materno-infantil.
DOI: 10.12957/demetra.2019.43508
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.