PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NA APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NUTRIÇÃO PADRONIZADO PROPOSTO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38766Palavras-chave:
Diagnóstico. Nutrição. Pesquisa qualitativa. Ciências da Nutrição.Resumo
A Associação Brasileira de Nutrição, em seu Manual Orientativo de Sistematização do Cuidado de Nutrição, recomenda o uso do diagnóstico de nutrição padronizado proposto pela Academy of Nutrition and Dietetics. Nessa proposta, o diagnóstico de nutrição deve ser composto pela redação padronizada do denominado “PEI”, “Problema, Etiologia e Indicadores”, em que um Problema está “relacionado a” uma Etiologia e é “evidenciado por” Indicadores nutricionais e representa uma forma nova e diferente de registro do diagnóstico realizado por nutricionistas. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de acadêmicos do curso de graduação em Nutrição sobre a aplicação da padronização do diagnóstico de nutrição no estágio supervisionado em Nutrição Clínica de uma instituição de ensino superior. Foram entrevistados 30 estudantes com base em um roteiro semiestruturado e os dados analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise da transcrição das entrevistas permitiu identificar quatro ideias centrais, das quais duas representavam barreiras: dificuldade na redação do PEI com terminologia padronizada e desconhecimento do diagnóstico de nutrição padronizado pelos preceptores de estágio. As duas vantagens identificadas foram: auxilia no planejamento da assistência nutricional e favorece a comunicação entre nutricionistas e demais profissionais. Assim, na percepção dos estudantes entrevistados, a aplicação do diagnóstico de nutrição padronizado sugerido pela Associação Brasileira de Nutrição pode melhorar a assistência nutricional e a comunicação interprofissional, embora a redação e a operacionalização sejam complexas. Espera-se sua disseminação entre os nutricionistas brasileiros, para que se possa discutir o assunto para futura implantação.
DOI: 10.12957/demetra.2019.38766
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.