CONSUMO DE ALIMENTOS PROTETORES E RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER ENTRE ESTUDANTES DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38290Palavras-chave:
Consumo alimentar. Neoplasia. Doença crônica. Dieta saudável. Estudantes.Resumo
Objetivo: Verificar a tendência do consumo de alimentos protetores e de risco para desenvolvimento de câncer entre estudantes da área da saúde da Universidade Federal do Pará. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, com 261 acadêmicos da área da Saúde. A coleta de dados foi realizada de janeiro a julho de 2016, através de formulário online desenvolvido no Google Drive, com informação sobre identificação, estilo de vida e frequência alimentar. Carne bovina, embutidos, farinha de mandioca, óleos em frituras, pizza, salgadinhos fritos e assados, sanduíches, sucos industrializados e refrigerantes foram considerados alimentos de risco; e peixes, salada crua, fruta, sucos naturais e açaí, alimentos protetores. Utilizaram-se o softwareBioEstat 8.0 para construção do banco de dados e realização dos testes estatísticos; e Excel 2010 para tabelas e gráficos. Resultados: A população estudada tinha idade entre 17 e 47 anos, maioria do gênero feminino (81,61%), solteiro (73,95%), com renda de 1-3 salários mínimos (52,49%) e moravam com os pais (82,76%). Entre os eutróficos, 77,63% declararam consumir peixe; a maioria declarou consumir açaí com açúcar e/ou com farinha de mandioca/tapioca, alimentos típicos da região, assim como carne bovina, 1-2 vezes na semana. Conclusão: A tendência do consumo de alimentos protetores para o desenvolvimento de câncer foi de verduras, legumes e frutas; e a de alimentos de risco, farinha de mandioca, óleos e refrigerantes.
DOI: 10.12957/demetra.2019.38290
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.