RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COMO FOMENTADORAS DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: PERCEPÇÃO DE NUTRICIONISTAS SOBRE AS PRÁTICAS COLABORATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.33495Palavras-chave:
Relações interprofissionais. Nutricionistas. Profissional da saúde. Residência não médica não odontológica. Colaboração.Resumo
O papel formador do Sistema Único de Saúde nos processos de integração ensino-serviço, vem estabelecendo as Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) como uma de suas estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de saúde, no Brasil, tendo como uma de suas principais interfaces a atuação interprofissional. O profissional nutricionista tem conquistado espaço nas equipes de saúde para contribuir com seu saber específico e, enquanto profissional da saúde, em todas as perspectivas da Rede de Atenção à Saúde. O estudo avaliou a percepção sobre a formação interprofissional e o desenvolvimento de competências para práticas colaborativas de nutricionistas residentes inseridos no contexto das Residências Multiprofissionais em Saúde do Nordeste Brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório, do tipo transversal com dados de uma realidade, de caráter descritivo-analítico e natureza quantitativa. Os dados foram coletados durante o ano de 2015, a partir de questionário eletrônico hospedado na ferramenta do Google Docs, através de escala atitudinal tipo Likert. O público alvo da pesquisa foi residentes do segundo ano das RMS dos nove estados do Nordeste. Para análise dos dados, foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico de Mann-Whitney. Os resultados apontaram que os nutricionistas residentes apresentam a mesma compreensão que os demais residentes das outras categorias profissionais sobre o desenvolvimento das práticas colaborativas nas RMS. Observou-se que, mesmo diante dos desafios postos pelos programas de residências, os residentes consideram que as Residências Multiprofissionais em Saúde possibilitam o desenvolvimento de competências para uma prática colaborativa em saúde no contexto do SUS.
DOI: 10.12957/demetra.2018.33495
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.