DESCRITORES DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS COM FOCO NA PERCEPÇÃO DOS CLIENTES

Autores

  • Mariana Vieira Barbosa Universidade do Rio de Janeiro
  • Tamira Guilherme Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tânia Muzy Da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Karla Andrea Dulce Tonini Universidade do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6067-9217
  • Thadia Thuron Costa da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Silvia Regina Magalhães Couto Garcia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.33193

Palavras-chave:

Alimentação coletiva. Comportamento do consumidor. Estudantes.

Resumo

No que se refere ao restaurante, a comida é somente o fim para a concretização da vivência de uma refeição, pois existem outros fatores considerados tangíveis e intangíveis que contribuem para o sucesso dessa experiência de consumo. Segundo Parasuraman et al., o que ocorre muitas vezes é uma diferença entre a expectativa do cliente em relação ao serviço e a percepção da gerência sobre o serviço prestado. Para este artigo, realizou-se estudo qualitativo baseado no instrumento SERVQUAL com estudantes universitários, clientes do sistema de alimentação de uma universidade pública. Empregou-se a técnica investigativa de grupos focais, com o propósito de identificar os principais descritores que norteiam a qualidade do serviço oferecido pelo restaurante universitário, segundo a percepção dos clientes. De acordo com os resultados, o questionário SERVQUAL contempla de maneira geral o serviço ora estudado; algumas especificidades,no entanto, como velocidade no atendimento, atendimento individualizado e preço merecem atenção especial, assim como determinantes como higiene das instalações e da refeição e preço deveriam ser mais explorados no questionário.

Palavras-chave: Alimentação coletiva. Comportamento do consumidor. Estudantes.

DOI: 10.12957/demetra.2019.33193

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Biografia do Autor

Mariana Vieira Barbosa, Universidade do Rio de Janeiro

Graduanda em Nutrição/UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tamira Guilherme Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Nutrição/UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tânia Muzy Da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, Graduação em Nutrição pela UNIRIO

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Curso de Gastronomia, Rio de Janeiro, Brasil

Karla Andrea Dulce Tonini, Universidade do Rio de Janeiro

Mestre Em Administração pela Unigranrio, Graduação em Nutrição pela UNIRIO

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição, Curso de Gastronomia, Rio de Janeiro, Brasil

Thadia Thuron Costa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências pela UFRJ, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRuralRJ, Graduação em Nutrição pela UERJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Silvia Regina Magalhães Couto Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências pela UFRJ, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRuralRJ, Graduação em Nutrição pela USU
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Publicado

2019-04-11

Como Citar

Barbosa, M. V., Rocha, T. G., Da Silva, T. M., Tonini, K. A. D., Costa da Silva, T. T., & Magalhães Couto Garcia, S. R. (2019). DESCRITORES DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS COM FOCO NA PERCEPÇÃO DOS CLIENTES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e33193. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.33193

Edição

Seção

Alimentação para Coletividades