ENTRE COMIDAS, SUBJETIVIDADES, CIÊNCIA E ANTROPOLOGIA: UM CAMINHO ACADÊMICO DE JESUS CONTRERAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.29917Resumo
APRESENTANDO O ENTREVISTADO
A Antropologia da Alimentação é um campo de estudo muito amplo, com pesquisadores e contribuições de diferentes correntes teóricas. Jesus Hernandez Contreras é uma dessas personalidades acadêmicas, e na contemporaneidade, certamente, um dos que nos concedeu importantes contribuições.
Realizou um longo percurso profissional, passando por temas que dialogam com inúmeros métodos e ideias em territórios culturalmente distintos. Até 2017, foi professor da Faculdade de História e Geografia no Departamento de Antropologia Social da Universidade de Barcelona. Sua trajetória profissional começa na América do Sul, nos Andes, e depois se reconecta com suas origens na Espanha, transitando entre a Antropologia Econômica e a da Alimentação. As investigações mais recentes têm se centrado em práticas de consumo, com destaque para processos e mudanças alimentares. Desenvolveu diversos estudos inovadores sobre as relações sociais e alimentação.
É autor de mais de 20 livros e de dezenas de artigos científicos. Entre seus principais livros, destacam-se: Subsistência, ritual e poder nos Andes (1986), Antropologia da Alimentação (1993), Alimentação e cultura: necessidades, gostos e costumes (1995), Produtos da terra (2003), Sabores do Mediterrâneo (2005), Alimentação e cultura: perspectivas, antropológicas (2005) e Alimentação, Sociedade e Cultura (2011).
A linha de produção intelectual variada e densa define seu perfil e nos instiga a procurar os caminhos que o levaram à Antropologia, desde a produção até o consumo alimentar, numa conversa que se inicia com bases materiais e, dialeticamente, articulando-as ao simbólico.
Esta entrevista foi desenhada como parte integrante das atividades de pós-doutoramento em Antropologia da Alimentação realizadas por Anelise Rizzolo no Observatório da Alimentação (ODELA) da Universidade de Barcelona. A conversa foi planejada a partir de um roteiro aberto com dois eixos centrais: conhecer o percurso profissional de Jesus e, de certa forma, como ele se constituiu como pesquisador no âmbito da Antropologia da Alimentação; e discutir temas atuais e emergentes desse campo da ciência.
Jesus Contreras conversou sobre todos os assuntos com vigor e disposição, numa manhã fria de janeiro de 2017, em sua sala na Faculdade de História e Geografia. Nesse mesmo mês, aposentou-se, após ministrar sua última aula no Curso de Graduação em Antropologia.
DOI: 10.12957/demetra.2017.29917
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.