O CORPO MODELADO E GENERIFICADO COMO ESPELHO DA CONTEMPORANEIDADE: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA QUEER
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22525Palavras-chave:
Gênero e Saúde. Comportamento Alimentar. Estilo de vida. Transição Nutricional. Estética.Resumo
O objetivo deste estudo teórico é tecer algumas reflexões sobre a relação entre comportamento alimentar e gênero na contemporaneidade. Consideramos que a teoria queer oferece uma vertente teórica profícua para responder a essa proposta. Nosso argumento central é que o comportamento alimentar e os cuidados em relação ao corpo são performances e também produtos e produtores de gênero. Consequentemente, são produtos e produtores da identidade do indivíduo. Após uma breve explanação de conceitos-chave da teoria queer, discutiremos a influência dos discursos sociais engendrados pela mídia, redes sociais e ciências da saúde nos corpos, pontuando seus efeitos sobre o sujeito. Ao mesmo tempo, demonstraremos que a exposição a essas práticas discursivas não tem uma relação direta de causa e efeito, sendo necessário considerar a transformação que esses discursos sofrem na apropriação que deles é feita em cada processo de subjetivação, o que produz maior ou menor capacidade de agenciamento individual no tecido social.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22525
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.