SIGNIFICADOS DO COMER NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES: NARRATIVAS DE ESTUDANTES COM EXCESSO DE PESO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22482Palavras-chave:
Alimentação, Cultura, Obesidade, Adolescente, Narrativas pessoais.Resumo
O artigo busca compreender os significados do comer no cotidiano de adolescentes com excesso de peso em uma instituição federal de ensino médio da cidade de Salvador, Bahia. Trata-se de estudo de cunho etnográfico, realizado com adolescentes de 10 a 19 anos de idade que relatavam sentir-se com ou apresentar sobrepeso/obesidade. Para identificar os participantes, utilizou-se o método de indicação, no qual, por meio de um indivíduo, são obtidos contatos de outros possíveis interlocutores. Inicialmente, privilegiou-se a observação dos espaços de comensalidade dentro da intuição e no seu entorno. Foram realizadas entrevistas individuais, e os participantes foram estimulados a escrever um texto dissertativo, respondendo à provocação: “como você se sente com o seu corpo, no seu dia a dia?”. As entrevistas foram transcritas na íntegra e categorizadas. Os achados demonstraram que o excesso de peso, presente desde a infância, pareceu nortear diferentes trajetórias alimentares. Os adolescentes relataram um “comer” teórico pautado no consumo de frutas, verduras e no princípio da moderação. No entanto, no cotidiano desvelou-se o “comer besteira”, carregado de simbolismos. No ambiente doméstico, sinalizaram-se os indícios do comer em excesso, acompanhados de tentativas compensatórias a partir da utilização, ainda que de forma ineficaz, das “dietas da moda”. Os sentimentos e signos atribuídos ao comer e à comida evidenciaram conflitos e dualidades desta prática sociocultural tão expressiva, capaz de nutrir não apenas o corpo, mas também os desejos sensoriais, sendo fonte de prazer muitas vezes controlada, medicalizada e prescrita.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22482
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.