A MULHER TRANSEXUAL NO DISCURSO CONTEMPORÂNEO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22426Palavras-chave:
Sexualidade, identidade de gênero, transexual, feminilidadeResumo
A transexualidade vem sendo cada vez mais discutida na mídia e em outros meios. No entanto, não se pode tratar de um tema tão amplo sem questionar um dos pilares da sociedade: a diferença entre os sexos. Essa discussão se torna necessária, visto que os sujeitos transexuais contrariam os papéis de gênero preestabelecidos de acordo com o sexo biológico. No presente trabalho, analisou-se o estudo de caso de uma mulher transexual, que consiste numa pessoa que foi designada como homem ao nascer, mas se considera uma mulher. Ao longo da entrevista realizada, que consistiu de 18 perguntas sobre a vivência da transexualidade, foi possível perceber vários aspectos do discurso da entrevistada que apontavam para sua dificuldade de encontrar seu lugar social, pois os sujeitos só se tornam inteligíveis na sociedade quando se identificam com o gênero masculino ou feminino. Além disso, supõe-se que só existem dois gêneros possíveis, e que os mesmos devem seguir padrões pré-definidos. Esses padrões seriam construídos historicamente pelas relações de dominação estabelecidas. A partir dessas concepções, as pessoas transexuais acabam se tornando marginalizadas e patologizadas pelos discursos científicos, o que cria inúmeras dificuldades para que sejam reconhecidas. Através do estudo de caso, foi possível também discutir as representações da feminilidade. Após a realização da entrevista, realizou-se análise de conteúdo, cujos resultados apontaram para uma busca, por parte da entrevistada, de encontrar seu lugar em meio a uma sociedade gendrada e heteronormativa.
DOI: 10.12957/demetra.2016.22426
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.