OCORRÊNCIA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM PASTEIS FRITOS VENDIDOS EM BARES NO CENTRO DE CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14142Palavras-chave:
Coliformes, Microbiologia, AlimentosResumo
Alimentos vendidos em bares que às vezes não possuem condições higiênico-sanitárias adequadas para produzi-los, manipulá-los e vendê-los, acabam sendo contaminados por micro-organismos que podem ser nocivos à saúde, causando infecções e intoxicações alimentares. O principal objetivo do estudo é identificar a presença de coliformes totais e termotolerantes em pastéis fritos vendidos em bares no centro de Curitiba-PR. A abordagem foi quantitativa, com participação de 20 estabelecimentos escolhidos aleatoriamente. As análises microbiológicas foram realizadas utilizando o método Petrifilm para contagem das unidades formadoras de colônias e identificação dos micro-organismos. Constatou-se a presença de coliformes totais em 17 amostras analisadas, sendo que a amostra com maior contaminação apresentou 41 unidades formadoras de colônias. Nenhuma das 20 amostras apresentou coliformes termotolerantes, o que deixa os pastéis de carne moída de acordo com os padrões estabelecidos pela Resolução RDC n. 12/2001. Com base nos resultados, a elevada concentração de coliformes totais sugere maior cuidado nas boas práticas de fabricação e manipulação, a fim de evitar a deterioração e propagação de doença pelo alimento.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.14142
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.