ADEQUAÇÃO DO CONSUMO E EVOLUÇÃO ANTROPOMÉTRICA APÓS EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13376Resumo
Introdução: Alguns autores defendem que a educação nutricional é o ponto chave para o controle dos índices glicêmicos e prevenção de complicações secundárias no diabetes mellitus tipo 2 (DM 2). O objetivo desse estudo foi analisar a adequação do consumo alimentar e a evolução antropométrica de pacientes diabéticos tipo 2, antes e após educação nutricional. Metodologia: Estudo transversal realizado com 32 pacientes participantes de grupos de educação nutricional portadores de DM 2, onde foram analisados dados antropométricos e o consumo alimentar, antes e após sessões de educação nutricional. O número de porções de alimentos consumidos foi classificado pela Pirâmide Alimentar Brasileira e pela pirâmide adaptada para diabéticos da American Diabetes Association. Resultados: A população do estudo foi composta em sua maioria (90,6 %) por mulheres. Não houve melhora de nenhum dos indicadores antropométricos entre os dois momentos da avaliação, assim como, não houve melhora no consumo dos grupos de alimentos que apresentaram inadequação antes da educação nutricional de acordo com as duas pirâmides, após a educação nutricional. A adequação do consumo segundo a Pirâmide da American Diabetes Association apresentou uma piora significativa para o grupo de grãos e fontes de carboidrato mais leguminosas (p = 0,09) e para o grupo de gorduras, doces e álcool (p <0,01). Conclusão: Apesar do programa de educação nutricional avaliado não ter apresentado um resultado satisfatório no que se refere à melhora nos hábitos alimentares dos pacientes do estudo, o mesmo deve ser reavaliado e incentivado.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.13376
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.