CHAMADA DE ARTIGOS EM NÚMERO TEMÁTICO “Dietética e promoção da alimentação adequada e saudável”

2023-08-19

CHAMADA NÚMERO TEMÁTICO

 

O conceito de Dietética, área que integra os princípios básicos da Ciência da Nutrição, vem se modificando ao longo da história, de modo a ampliar suas dimensões a partir de uma abordagem holística que compreende o alimento em sua integralidade, o ambiente, os modos de produzir, preparar, comer e compartilhar as refeições.

Portanto, constitui uma área estratégica para a atenção nutricional e para a formulação de políticas e programas intersetoriais direcionadas à saúde e à segurança alimentar e nutricional da população, mas também à educação, à agricultura e ao ambiente, e para a promoção do autocuidado.

As mudanças na alimentação contemporânea estão relacionadas com o oferecimento de uma infraestrutura cuja lógica está pautada pela otimização do tempo e do trabalho, com ampla oferta de produtos que estimulam a abreviação do ritual alimentar desde a preparação ao consumo de refeições. A adesão de grupos populacionais a essa estrutura vem sendo acompanhada por um potencial enfraquecimento do ato de cozinhar e pela disseminação de informações e práticas reducionistas do comer, focadas na ingestão de nutrientes, como estratégia de saudabilidade aliada à praticidade.

A proposta deste número temático tem o apoio de professoras da área, de diferentes instituições de ensino, que integram o Grupo de Interesse Especial SIG-Dietética, criado em outubro de 2017[1]. Aprincipal missão do SIG-Dietética é promover a difusão e a atualização  dos conhecimentos técnico-científicos com vistas a fortalecer a Dietética como área  estratégica para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da  realização de estudos, parcerias acadêmicas interinstitucionais, seminários e outros  meios de intercâmbio científico e de diálogo com a sociedade.

Poderão integrar o número temático artigos originais (pesquisas em andamento, com resultados preliminares, ou concluídas), revisões, ensaios ou outras linguagens que promovam reflexão sobre os seguintes temas:

  1. Contribuição da dietética para segurança e soberania alimentar e nutricional e políticas públicas: Produções sobre o resgate da cultura alimentar brasileira, culinária regional e suas contribuições para sociedade. Estudos sobre Dietética aplicada a programas e Políticas Públicas: Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, Programa de Alimentação do Trabalhador -PAT; Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional - EPSAN.
  2. Dietética no contexto dos sistemas alimentares: Dietética no auxílio ao desenvolvimento de sistemas alimentares saudáveis, justos, sustentáveis e resilientes que envolvam toda a cadeia de produção, distribuição, comercialização e consumo de alimentos.
  3. Habilidades culinárias em consonância com o Guia Alimentar para a População Brasileira: Habilidades Culinárias - HC e suas dimensões para a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável - PAAS; Planejamento de cardápio; Fichas técnicas; autonomia culinária; escolha de ingredientes. Estudos sobre Habilidades Culinárias - HC e Educação Alimentar e Nutricional - EAN.
  4. Programas e ferramentas para diagnóstico e intervenção em Dietética: Desenvolvimento e avaliação de instrumentos e programas de intervenção educativa - definição, tipologia, elaboração e aplicação.
  5. Técnica dietética e transformações da matriz alimentar decorrentes do processo culinário: Modificações desejáveis e não desejáveis resultantes do processamento culinário de alimentos. Influência das técnicas culinárias na bioacessibilidade e biodisponibilidade de nutrientes e não nutrientes. Impacto das técnicas empregadas na prática culinária na saúde e ambiente.
  6. Dietética aplicada à produção do cuidado: Aplicação da Técnica Dietética na promoção e proteção da saúde, e prevenção de doenças. Atendimento das necessidades alimentares específicas no contexto do Sistema Único de Saúde - SUS e Sistema Único da Assistência Social - SUAS: modificações dietéticas de consistência e composição, em nutrientes e compostos bioativos, e elaboração de fórmulas enterais artesanais.
  7. Dietética na formação profissional: Olhar ampliado para a formação profisisonal por meio de estratégias pedagógicas inovadoras para o estudo e o ensino de Dietética, em especial no SUS; inovações sobre currículo, na perspectiva da formação generalista, com vistas a uma atuação interprofissional, transdisciplinar, humanista e crítica na contemporaneidade.

 

Poderão ser submetidos artigos em inglês ou português.

O processo de revisão obedecerá a duas etapas:

a) avaliação inicial pela Editoria, que decidirá pela continuidade ou não do processo de revisão após análise da conformidade do manuscrito às diretrizes constantes nesta chamada;

b) avaliação anônima por revisores. O resultado desta etapa subsidiará a decisão final sobre a publicação do manuscrito.

Em caso de aprovação, a tradução para o idioma inglês é de responsabilidade dos autores.

Antes de submeter seu manuscrito leia as “instruções para os autores” em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/about/submissions. Indique na página de rosto o tema indicado para a publicação do manuscrito.

Prazo para submissões: até 29 de fevereiro/2024.  

Contamos com a sua participação submetendo seus artigos.

 

Cordialmente,

Ana Carolina Feldenheimer da Silva
Renata Brum Martucci
Editoras da Demetra

 

Lilia Zago - UERJ
Isabelle Santana - UERJ
Aline Rissato - USP
Betzabeth Slater – USP
Editoras convidadas

 

[1]PORTARIA Nº 4400/2018/SEI-MCTIC.