O Projeto Oficine-se e a democratização do acesso ao cinema no Rio de Janeiro

Auteurs-es

  • Marcelo Ernandez Macedo
  • Carolina Ficheira
  • Rodrigo Guerón

DOI :

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.817

Mots-clés :

Política áudio-visual, política cultural, sociologia da cultura, acesso ao cinema, cineclubes

Résumé

Este artigo discute a democratização do acesso ao cinema  e apresenta alguns resultados de uma extensa pesquisa sobre o projeto “Oficine-se”, que tem como objetivo principal a implantação de núcleos de exibição cinematográfica em escolas públicas do interior do  Estado do Rio de Janeiro.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Ernandez Macedo

 

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, Pesquisador do Núcleo de Estudos Estudos em Economia e Cultura (NUCEC) do Museu Nacional/UFRJ, Coordenador do Núcleo de Extensão da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Vem atuando principalmente nas seguintes áreas: sociologia da cultura, comunicação comunitária, movimentos sociais, antropologia rural e antropologia visual.

 

Carolina Ficheira

Formada pela Universidade Federal Fluminense em Produção Cultural, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, gerencia a exibidora Vila Cine no Cine Joia. Também é parecerista da Lei Rouanet e da  Lei do ICMS. Os seus últimos trabalhos foram: pesquisadora e fez o som direto do filme Na trilha do Cinema e coordenou o projeto Leitura para todos e Oficine-se no Ponto Cine.

Rodrigo Guerón

Professor Adjunto do Institutode Artes da UERJ. Doutor em Filosofia (Estética e Filosofia da Arte), autor do livro: " Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem: Deleuze Cinema e Pensamento". Mestre e bacharel em Filosofia pela UFRJ. Diretor e roteirista de cinema e video, diretor dos curtamentargens 750 Cidade de Deus, Clandestinidade e Eu Estou Bem cada vez Melhor.

Téléchargements

Publié-e

2011-01-24