The “Oficine-se” Project and the democratization of access to the cinema in Rio de Janeiro

Authors

  • Marcelo Ernandez Macedo
  • Carolina Ficheira
  • Rodrigo Guerón

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.817

Keywords:

Audiovisual policy, cultural policy, sociology of culture, access to cinema, movie clubs

Abstract

This article discusses the democratization of access to cinema and shows some results of an extensive research on the “Oficine-se” Project , which has as its main objective the establishment of centers of film exhibition in public schools within the state of Rio de Janeiro.

Author Biographies

Marcelo Ernandez Macedo

 

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, Pesquisador do Núcleo de Estudos Estudos em Economia e Cultura (NUCEC) do Museu Nacional/UFRJ, Coordenador do Núcleo de Extensão da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Vem atuando principalmente nas seguintes áreas: sociologia da cultura, comunicação comunitária, movimentos sociais, antropologia rural e antropologia visual.

 

Carolina Ficheira

Formada pela Universidade Federal Fluminense em Produção Cultural, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, gerencia a exibidora Vila Cine no Cine Joia. Também é parecerista da Lei Rouanet e da  Lei do ICMS. Os seus últimos trabalhos foram: pesquisadora e fez o som direto do filme Na trilha do Cinema e coordenou o projeto Leitura para todos e Oficine-se no Ponto Cine.

Rodrigo Guerón

Professor Adjunto do Institutode Artes da UERJ. Doutor em Filosofia (Estética e Filosofia da Arte), autor do livro: " Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem: Deleuze Cinema e Pensamento". Mestre e bacharel em Filosofia pela UFRJ. Diretor e roteirista de cinema e video, diretor dos curtamentargens 750 Cidade de Deus, Clandestinidade e Eu Estou Bem cada vez Melhor.

Published

2011-01-24