O telejornalismo na construção da identidade social: os evangélicos em série especial do Jornal Nacional

Autores/as

  • Hideide Brito Torres
  • Iluska Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.975

Palabras clave:

Identidade, 2. Evangélicos, 3. Discurso jornalístico

Resumen

Este artigo analisa, à luz dos Estudos Culturais Britânicos, a série especial do Jornal Nacional, intitulada “Os evangélicos”, abordando os textos, as imagens e as interfaces entre o discurso religioso e o discurso jornalístico. Num segundo momento, reflete sobre os diálogos entre a construção televisiva, jornalística e simbólica nos processos de construção identitária do grupo retratado. Por fim, apresenta alguns indícios de percepção a partir das falas das igrejas sobre o processo de produção das matérias e dos cuidados tomados em relação ao fato de “estar na Globo”.

Biografía del autor/a

Hideide Brito Torres

Jornalista, aluna do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, linha Comunicação e Identidades, e integrante do grupo de pesquisa em Telejornalismo (CNpq)

Iluska Coutinho

Jornalista, doutora em Comunicação (Umesp), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Professora do departamento de Jornalismo e do PPGCOM da UFJF.

Publicado

2011-01-24