merleau-ponty: sobre crianças e infância
Palavras-chave:
Merleau-Ponty, childhood, psychology, parent-child relationResumo
Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) não só publicou nos campos da fenomenologia, estética, política e linguística, como também lecionou como professor de psicologia infantil, o que resultou na publicação de vários textos especificamente voltados à infância. Os trabalhos mais importantes são “As relações da criança com os outros”, “Consciência e a aquisição da linguagem” e “Psicologia e pedagogia da criança: cursos da Sorbonne, 1949-1952”. E, ainda, a questão da criança aparece ao longo de todo seu trabalho. Então, torna-se um pouco difícil limitar a filosofia da infância de Merleau-Ponty a um texto ou tema específico, na medida em que sua filosofia da infância toma força, em seu projeto filosófico, de sua descrição complete do eu, dos outros e do mundo. A investigação da criança não foi uma fase na trajetória de Merleau-Ponty: foi o que guiou seu projeto inteiro. Merleau-Ponty está convencido, contudo, que seu trabalho na psicologia e na filosofia não deve ser visto como projetos distintos. Antes, ele repetidamente assinala um entrelaçamento entre filosofia e psicologia, eu e outro, teoria e prática, e (como Freud) a duração da influência da infância na vida adulta. Sob esta perspectiva, os textos a seguir, tanto de trabalhos “filosóficos” quanto de trabalhos “psicológicos”, atribuiu um sentido à importância que a criança tem no projeto geral do Merleau-Ponty, particularmente no seu trabalho sobre a intersubjetividade e a relação entre pais e filho.Downloads
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Publicado
2015-11-30
Como Citar
BAHLER, Brock a. merleau-ponty: sobre crianças e infância. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 203–221, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20700. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos