Divisão territorial do trabalho e produtividade regional fluminense nos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2013.9338Resumo
<doi>10.12957/cdf.2013.9338
O Estado do Rio de Janeiro tem passado por mudanças que privilegiaram regiões receptoras dos investimentos e limítrofes a elas, com características industriais e principalmente naquela em que a acumulação de capital obtida na atividade de extração de petróleo tem levado a que o desenvolvimento seja desigual (Smith, 1988), com menor participação das regiões esquecidas por inversões. Em razão do desenvolvimento em curso, a divisão territorial do trabalho fluminense, neste trabalho identificada por critérios alternativos de participação na geração da renda e indicadores de análise regional (Quociente de localização-QL e Coeficiente de especialização-CE), se alterou. Tendo em vista que nas regiões em que a densidade industrial é mais elevada há aumento da capacidade de inovação, de disseminação tecnológica e produção (Rosendo e Britto, 2011), a tendência de elevação dos níveis de produtividade regional (Trotsky, 1977) irão alargar a distância que a região Norte Fluminense já atingiu ante as demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.