Entre a saudade e o compromisso com o futuro

o estado do Rio de Janeiro sem planejamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2024.87185

Palavras-chave:

Fusão, Desenvolvimento regional, Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O atual estado do Rio de Janeiro (ERJ) resulta da combinação de diferenciados interesses políticos e econômicos sem a devida preocupação com a condição social regional, graças à mentalidade retrógrada da burguesia fluminense ao longo do século XIX e primeiro quinto do século XX, quando se tornou periférico a São Paulo. Criado pela fusão da cidade do Rio de Janeiro, ex-capital federal, ao antigo estado do RJ por ocasião do início do último quarto do século passado, época em que o arranjo capitalista assumia a atual versão flexível-neoliberal com seu novo tipo social capitalista, sua nova condição passou a ser criticada e o retrocesso à antiga formação reclamada. Sem medidas efetivas para reduzir a desigualdade regional em termos econômicos e sociais entre a capital e os demais municípios após as intervenções do Governo Federal nos anos 1950-60 (Plano de Metas) e 1970 (II PND), a situação regional fluminense com base na tipologia sugerida na segunda versão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR II) classifica sete das oito Regiões de Governo como estagnada ou de baixa renda. Tal realidade não se modificará enquanto perdurar a inexistência de ordenamento institucional que possibilite o planejamento com vistas ao (des)envolvimento, bem como se observarem esforços em prol do retrocesso à condição anterior à fusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helcio de Medeiros Junior, Grupo de estudos da economia regional e urbana-Gerurb/CNPq

Economista e pesquisador científico aposentado do Instituto Pereira Passos (IPP) do município do Rio de Janeiro em 2019, pesquisador científico do Grupo de estudos da economia regional e urbana-Gerurb/CNPq desde 2015 e ex-coordenador do GT População e Trabalho da Associação Brasileira de Estudos Populacionais-ABEP (gestão 2021-2022). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ/IPPUR (2008) com Pós-doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador-Unifacs (2019), Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2001) e Professor universi´tário licenciado pela Faculdade Plínio Leite-FANIP (1988). Pesquisador científico sobre economia política do trabalho, mercado de trabalho, economia regional e desenvolvimento socioespacial, analista de bases de dados estruturais e informações conjunturais, de cunho socioeconômico e espacial, para fins de planejamento e proposição de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2025-01-07

Como Citar

DE MEDEIROS JUNIOR, Helcio. Entre a saudade e o compromisso com o futuro: o estado do Rio de Janeiro sem planejamento. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 27, 2025. DOI: 10.12957/cdf.2024.87185. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/87185. Acesso em: 27 jul. 2025.