A precária infraestrutura de oferta de energia elétrica para a industrialização do Rio de Janeiro no caso da alienação do sistema São Paulo da Light
uma nota de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89399Palavras-chave:
Rio de Janeiro, Light, Estado da Guanabara, Eletropaulo, Industrialização, Energia EletricaResumo
Esta nota de pesquisa analisa-se de forma objetiva um dos aspectos da história econômica, política e administrativa da atual crise estrutural do atual Estado do Rio de janeiro, referentes as dificuldades da oferta de energia elétrica nos antigo estado da Guanabara e do atual Estado do Rio de Janeiro em face da relação entre a administração pública federal, os empresários da então Federação das Indústrias do Estado na relação com a Light canadense. As fontes de pesquisas são entrevistas ou depoimentos já coletados, além de documentos depositados na Memória da Eletricidade e no Arquivo Nacional. Conclui-se que ora por omissão ora, por atuação controversa do governo federal, foram colocados entraves que dificultaram a industrialização no Rio de Janeiro como a alienação do sistema São Paulo da Light para o Estado de São Paulo via Eletropaulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Costa Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.