Chagas Freitas e sua influência na fusão da consolidação do atual Estado do Rio de Janeiro (1979-1983)
a área segurança pública no caso da PM/RJ criada em 1975
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2025.89369Palavras-chave:
Fusão, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, Segurança Pública, Chagas FreitasResumo
Este artigo preenche uma lacuna na literatura ao investigar o papel de Chagas Freitas na formação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Através da análise de documentos históricos, o estudo busca compreender os processos de decisão e os conflitos políticos que levaram à fusão das forças policiais da Guanabara e do Rio de Janeiro. Ao analisar a criação da Polícia Militar como um estudo de caso, o artigo contribui para uma melhor compreensão da gênese da instituição e de seu papel na história política e social do estado, evidenciando a importância de Chagas Freitas como um ator-chave na configuração da segurança pública fluminense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danielle Damasceno dos Santos, Marcelo Costa Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.