Efeito das receitas petrolíferas nos indicadores de saúde dos municípios do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2023.79298Resumo
O objetivo desse trabalho será de auferir se os dez maiores municípios beneficiários de pagamentos dos royalties da exploração offshore do petróleo do Estado do Rio de Janeiro obtêm melhora nos indicadores de saúde, diminuindo assim as desigualdades regionais. A metodologia faz uso de dados longitudinais, tendo os indicadores de saúde como variável dependente, receitas de royalties como variável explicativa de interesse e características socioeconômicas e da área da saúde dos municípios como controles. O período de análise são os anos de 2019 e 2020. Os resultados demonstraram que as receitas petrolíferas provenientes dos royalties se mostraram significativas na redução da mortalidade infantil neonatal e nas doenças negligenciadas, refletindo na melhoria dos indicadores de saúde dos municípios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 THALLES GAGO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.