Efeitos espaciais da incerteza e desenvolvimento regional: o caso do Rio de Janeiro - 2000 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2023.79165Resumo
A partir do arcabouço teórico pós-keynesiano da moeda endógena, este trabalho avalia os efeitos espaciais da incerteza – preferência pela liquidez dos bancos e do público – na atividade econômica de 87 municípios do Estado do Rio de Janeiro (RJ), entre 2000 a 2010. São utilizadas técnicas de análise fatorial, análise de agrupamento e painel espacial para estimar os efeitos espaciais da incerteza sobre o desempenho econômico de diferentes grupos de municípios. As evidências indicam que os municípios periféricos, quando comparados aos municípios centrais, se mostram mais vulneráveis às variações internas e externas na incerteza bancária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabio Gama, Suzana Bastos, Caio Azevedo, Teófilo de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.