Segregação sócioespacial e produção de empreendimentos imobiliários na cidade de Macaé-RJ.
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2021.60324Abstract
A produção imobiliária capitalista tem tido uma grande influência nas formas de produção do espaço nas cidades médias brasileiras. Mesmo sendo responsável por apenas uma pequena parte da produção imobiliária total de qualquer cidade, a produção imobiliária capitalista tem um papel central na definição dos preços da terra em toda a cidade. Para compreender a produção imobiliária capitalista, neste trabalho, discutimos inicialmente o conceito de promotores imobiliários, e posteriormente o conceito de enclave, principal forma de produção imobiliária capitalista na atualidade para então analisar o padrão de distribuição geográfica da produção imobiliária da cidade de Macaé, cidade localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, que passou por um forte processo de urbanização e apontamos como essa produção contribui para reforçar o padrão de segregação socioespacial vigente na cidade cabendo, portanto, a sociedade civil e ao setor público envidar esforços para alterar as formas de atuação dos promotores imobiliários nesta cidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.