Valor complexo dos imóveis e a produção das condições gerais de produção: elementos para uma economia política da urbanização capitalista.
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2020.58559Resumo
A concepção de valor de uso, valor de troca e valor são as bases para uma compreensão marxista do processo de produção de mercadorias no capitalismo. O valor de uso diz respeito à utilidade social de uma determinada mercadoria. O valor de troca tem caráter relativo e indica que quantidade x de mercadoria A equivale a quantidade y de mercadoria B. O valor de um produto, por sua vez, é determinado pelo trabalho socialmente necessário para a produção de uma mercadoria específica. O objetivo do presente trabalho é desenvolver os conceitos de valor de uso, valor de troca e valor complexo dos imóveis. A natureza complexa do valor dos imóveis decorre do fato de que se trata de um valor que se constitui pela relação entre elementos simples e que decorre principalmente da concentração e diversificação das condições gerais de produção em cada localidade e na cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.