Educação e indústria petrolífera: a formação dos técnicos de nível médio

Autores

  • Ana Paula Rangel de Andrade
  • Rosélia Piquet
  • Elis de Araújo Miranda

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28866

Resumo

A descoberta de petróleo na camada do pré-sal impõe a alguns locais do Brasil a preocupação com aqualificação do trabalhador ligado à esta atividade. A formação desses profissionais tem como alicercea Educação Básica e o contato com conceitos de Física e da Educação Tecnológica exigem forte conhecimentode Matemática, incluindo a capacidade de raciocínio, de argumentação, de resolução deproblemas e de previsão e interpretação de dados. O texto apresenta os resultados de uma pesquisa,de caráter qualitativo, sobre as demandas matemáticas necessárias aos técnicos de nível médio queatuam no setor upstream da indústria petrolífera da Bacia de Campos, no Norte Fluminense. Traztambém informações sobre a relação entre essa indústria e as instituições de ensino, as competênciasexigidas aos técnicos por esse mercado e programas voltados para a formação dessa mão de obra.Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com trabalhadores da Petrobras e de empresasprestadoras de bens e serviços, profissionais de escolas de formação técnica e de um centro de treinamentoque atende trabalhadores da indústria petrolífera. Os resultados revelam aspectos da relaçãoentre o mundo do trabalho e a educação bastante significativos.

Palavras-chave: Região Norte Fluminense. Indústria petrolífera. Técnicos de nível médio. Matemática.

< doi 10.12957/cdf.2015.26682 >

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Publicado

2017-05-22

Como Citar

DE ANDRADE, Ana Paula Rangel; PIQUET, Rosélia; MIRANDA, Elis de Araújo. Educação e indústria petrolífera: a formação dos técnicos de nível médio. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n. 9, p. 85–100, 2017. DOI: 10.12957/cdf.2015.28866. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cdf/article/view/28866. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos