A presença de empresas transnacionais no Norte Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28863Resumo
O objetivo deste artigo é registrar a presença das empresas transnacionais e sua atuação na RegiãoNorte Fluminense, procurando a partir daí, inferir as perspectivas de desenvolvimento da Região.Para tal, realizou-se um levantamento durante o segundo semestre de 2014 utilizando-se as seguintesfontes: (i) Catálogo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (firjan), que reúne dados dasempresas de todos os segmentos industriais do estado; (ii) Cadastro de fornecedores de bens e serviçosda Organização Nacional da Indústria do Petróleo (onip); e (iii) Cadastro das empresas associadasà Associação Brasileira de Serviços de Petróleo (Abespetro). Os dados levantados indicam que énesta região que se encontra o maior número de empresas transnacionais (em relação à populaçãoresidente) no estado do Rio de Janeiro. Conclui-se que, dada a grande dependência da indústria petrolíferaàs flutuações do mercado internacional do produto, tentar indicar as oportunidades abertasà Região é um exercício temerário. Sugere-se a intensificação de estudos e projetos pertinentes àrealidade regional de modo a subsidiar políticas públicas de médio e longo prazo e os agentes sociaisatuantes na Região.
Palavras-chave: empresas transnacionais; indústria de petróleo e gás; Região Norte Fluminense.
< doi 10.12957/cdf.2015.26714 >
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.