O uso de material concreto no ensino e aprendizagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadmat.2017.23230Keywords:
Aprendizagem, Geometria, Material ConcretoAbstract
O uso de material concreto no ensino e aprendizagem da matemática
O presente trabalho é dedicado ao estudo das possibilidades que o uso de objetos concretos proporciona ao ensino-aprendizagem de conceitos básicos da geometria, como, por exemplo, reta, sem-reta, paralelas, transversal, polígonos convexos e não-convexos. Essa pesquisa teve como principal foco, a busca por um aprendizado dos conceitos geométricos através da utilização de materiais concretos diversificados, que estão fundamentados teoricamente na revisão de literatura. Sabendo-se que a geometria está presente nas mais diferentes situações do dia-a-dia, esse conteúdo tão importante está sendo relegado no ensino-aprendizagem da matemática. Por isso, esse trabalho tem como objetivo a realização de uma pesquisa de campo para mostrar que é necessário que os alunos adquiram, entendam e compreendam os principais conceitos geométricos presentes no currículo matemático. Porém, para que isso aconteça adequadamente, pretende-se mostrar que a utilização de material concreto variado, como, por exemplo, isopor, palitos, canudos, botão de camisa, arame e outros, são materiais importantes e interessantes de serem utilizados como recursos didático-pedagógicos em sala de aula. Finalmente, uma parte desse trabalho é dedicada a apresentação dos resultados obtidos junto aos alunos pesquisados através de atividades realizadas com a utilização de material concreto variado na representação dos conceitos geométricos propostos pelo currículo escolar.
Palavras-chave: Aprendizagem, Geometria, Material Concreto
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Copyright of the articles published in the journal Cadernos do IME - Série Matemática belongs to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to the journal.

Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.