Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Brazilian Journal of Health and Biomedical Sciences (BJHBS), inicialmente denominado Revista HUPE, publica artigos inéditos sobre temas diversos em todas as áreas relacionadas às ciências da saúde e biomédicas, e que não estejam simultaneamente em avaliação em nenhum outro periódico. Este jornal rejeita prontamente as práticas de plágio e autoplágio. É composto de seções dedicadas a estudos originais, revisões, estudos de caso e cartas ao editor. Os textos são aceitos em um dos três idiomas: português, inglês e espanhol. O processo de submissão de manuscritos deve considerar as seguintes orientações:

Avaliação por pares: os manuscritos são revisados por pelo menos dois especialistas no assunto. Aqueles que forem aceitos serão editados de acordo com o padrão editorial do BJHBS, com o objetivo de melhorar a clareza e eliminar possíveis redundâncias, sem, contudo, alterar o sentido original. A versão final editada será submetida aos autores para aprovação.

Carta de apresentação: uma carta que deverá acompanhar obrigatoriamente o artigo submetido, contendo, pelo menos, as seguintes informações:

  • uma declaração de que o manuscrito não foi submetido para publicação em outro periódico;
  • recomendação de dois consultores qualificados que sejam especialistas na área científica do artigo submetido (informando e-mail e afiliação). O Conselho Editorial poderá escolher algum destes consultores ou não;
  • declaração sobre conflitos de interesse: informar se os autores possuem ou não algum conflito de interesse. Conflitos de interesse são aqueles com potencial de influenciar o conteúdo da publicação de forma a impedir a objetividade, integridade ou percepção do valor da publicação;
  • declaração sobre autoria: fornecer o nome completo e as afiliações de todos os autores e o endereço de contato do autor para correspondência (endereço, endereço de e-mail). Os autores são ainda solicitados a declarar objetivamente que o manuscrito submetido representa um material original, além de informar que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo avaliado para publicação em nenhum outro lugar.

Se os autores receberam ajuda de escritores técnicos ou revisores de idiomas quando prepararam o manuscrito, isto deve ser explicitado na carta de apresentação, junto com a declaração de que os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo científico do manuscrito.

Informação da autoria: o mérito da autoria científica deve ser limitado aos participantes que contribuíram intelectualmente no trabalho, além de uma colaboração efetiva para a realização da pesquisa. Portanto, para ser considerado um autor, cada colaborador deve, no mínimo, preencher as seguintes condições: (a) ter contribuído significativamente na concepção e desenho do estudo, ou na análise e interpretação dos dados; (b) ter contribuído substancialmente na elaboração do artigo, ou revisado criticamente o seu conteúdo intelectual e (c) ter aprovado sua versão final a ser publicada. A supervisão/coordenação geral do grupo de pesquisa por si só não justifica a autoria. A contribuição somente na aquisição de verbas provenientes de fontes financiadoras ou na coleta de dados também não é suficiente para justificar autoria. A fim de garantir a transparência dessas informações, os autores são solicitados a incluir uma declaração a respeito da autoria, descrevendo o papel dos autores no estudo e na preparação do manuscrito. A falta desta declaração sobre autoria na carta de apresentação implicará na desconsideração do artigo para avaliação.

A carta deverá ser assinada pelo autor principal, que representará os demais autores neste documento.

Página de título: esta página deverá conter as informações de título, autores, conforme segue:

  • título (em português, inglês e espanhol) com até 100 caracteres com espaço;
  • título abreviado (em português, inglês e espanhol) com até 50 caracteres com espaço;
  • nome de cada autor com a respectiva afiliação, nesta ordem: prenome, nomes intermediários abreviados, último sobrenome. Departamento (ou serviço). Faculdade. Universidade (ou instituição). Cidade, UF, país.
  • dados de contato do autor correspondente: prenome, nomes intermediários abreviados, último sobrenome, endereço de correspondência, e-mail.

 

Os artigos e demais tipos de colaborações devem ser enviados para o e-mail artigos.revistahupeuerj@gmail.com, juntamente com a carta de apresentação. O assunto do e-mail deve ser: "Tipo de manuscrito [artigo original, relato de caso, artigo de revisão ou carta ao editor] - título do manuscrito" + último sobrenome do autor principal em letras MAIÚSCULAS.

Todas as comunicações subsequentes deverão ser feitas através da opção "responder" deste e-mail original.

O comitê editorial fará a avaliação do manuscrito de acordo com a linha editorial da revista e retornará a respeito do aceite para avaliação por pares no menor prazo possível. Caso ele seja considerado adequado para publicação, de acordo com a política editorial do BJHBS, entrará no fluxo editorial e passará pelas etapas de revisão textual e diagramação.

Após o aceite do artigo deverá ser enviado o termo de transferência dos direitos autorais e declaração de conflitos de interesses.

Original Articles

Papers resulting of original research. Maximum of 5,000 words (excluding abstract and references) and five images or tables. Maximum of 40 listed references. They must be submitted in the following format:

• abstract: must be written in English with a maximum of 250 words. Must follow the structured abstract model, with mandatory introduction, methodology and resources, results and discussion. It is well known that the abstract gets more visibility and distribution than the full text of the paper. Therefore, it must contain the essential information in the paper, but cannot be just a patchwork of sentences from it. It must be succinct and direct, highlighting what is most important in the full text in order to encourage a full reading. In the conclusion, all results must be related to the objectives of the study. The discussion must assert the contribution of the results to the body of knowledge about the subject of research.

• abstract: must be written in English with a maximum of 250 words. Must follow the structured abstract model, with mandatory introduction, methodology and resources, results and discussion. It is well known that the abstract gets more visibility and distribution than the full text of the paper. Therefore, it must contain the essential information in the paper, but cannot be just a patchwork of sentences from it. It must be succinct and direct, highlighting what is most important in the full text in order to encourage a full reading. In the conclusion, all results must be related to the objectives of the study. The discussion must assert the contribution of the results to the body of knowledge about the subject of research.

• keywords: three to six terms related to the subject must be given, separated by semicolons, according to DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) for Portuguese and Spanish, and also MeSh (Medical Subjects Headings) for English.

Full text

• introduction: it must be short and present the purpose (context and justification) of the study, including a short review of relevant studies about the subject, mentioning any recent progress, and referencing just what is appropriate.

• methodology and resources: this section must briefly present all the information needed for other researchers to replicate the study. Adopted procedures must be clearly described, as must the analyzed variables and tested hypotheses. Definitions must be given whenever necessary. Population, sample, and measurement instruments must be described and information about data gathering and processing must be given. If possible, validity scores must be included. Methods and techniques used must be duly detailed, including statistical methods. New or substantially modified methods must be described, with a justification for its use and mention of its limitations. Research ethics must be observed. Authors must explicitly state that the research was done within ethical standards and with the approval of an ethics committee.

• results: this section must be a concise report of all new information found, with minimum personal bias and judgment. The data must be presented in a logical sequence, starting with the most important information. Data from tables and images must not be repeated, but briefly referred to. It must state the significance of the new data and the relevance of the new findings in relation to established theories and to scientific literature. In this section must also be mentioned the limitations of the present work, as well as its implications for future research. Finally, conclusions must be included in this section, always related to the initially stated objectives.

• acknowledgments: must be concise and limited to people and institutions that contributed to the research in some degree, but could not be included as authors.

• in-text citations: BJHBS follows the Vancouver style, according to the general rules of The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers, second edition. For in-text citations, use Arabic numerals superscript,1 without spaces, right after a word or punctuation: "Parkinson's Diseasedescription began in the 1950s,2 when..." In some cases, the names of the authors may figure in the text: "Phillips12 analysed several conditions of..."; and up to two authors can be named: "Handel and Matias15 conducted a study about..." However, when the number of authors is three or more, the first author must be named along with the expression "et al": "Silveira et al13 have proposed a new methodology..."

• references: all referenced cited in-text must be in the reference list. References shall follow the Vancouver style, according to the general rules of The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers, second edition. They are limited to published material, papers, and abstracts. Authors are responsible for providing precise and complete references. In references with more than one author, authors up to three must be named. From there on, an "et al" must follow the first three authors. There must be no more than 40 references.

• tables and/or images: up to a maximum of five,including the authorship and/or source.

• tables: must be created in dedicated software, such as Excel. The width must be proportional to one page in the current layout. The font must be Arial, size 9, single space. Tables must be imported to and submitted in a text file: .doc/.docx (Microsoft Word), .rtf (Rich Text Format), or .odt (Open Document Text). They must be assigned a number in ascending order and receive a title and/or subtitle explanation. They must also be referenced within the text. The content of a table must not replicate that of an image nor vice versa. Their numbers must be assigned according to the order in which they are referenced in-text.

• images: can be photos, illustrations, graphics, drawings, etc. Images must be submitted as separate files (.tiff or .jpeg). They must be assigned a number in ascending order and receive a title and/or subtitle explanation. They must also be referenced within the text.

Artigos Originais

Artigos que resultam de pesquisas originais. São limitados a 5.000 palavras (excluindo resumo e referências) e um máximo de cinco figuras ou tabelas. A lista de referências é limitada a 40 itens. Devem ser apresentados no seguinte formato:

  • resumo: deve ser apresentado em inglês limitado a 250 palavras. Deve seguir o modelo de resumo estruturado, contendo, obrigatoriamente: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusões. Sabe-se que o resumo alcança maior visibilidade e distribuição do que o artigo em si, por isto deve conter as informações essenciais do artigo, mas não deve ser uma simples composição de frases copiadas do texto integral.
    Deve ser sucinto e objetivo, destacando o que há de mais importante no texto, com o objetivo de atrair o leitor para a leitura integral. Ao final, a conclusão deve constar a relação dos resultados obtidos com os objetivos estabelecidos para o estudo. Adicionalmente, faz-se necessário apontar as contribuições desses resultados para o conhecimento acerca do tema pesquisado.
  • Descritores: devem ser apresentados três a seis termos referentes ao tema apresentado, separados por ponto e vírgula, conforme o Descritor Medical Subject Headings (MeSh) para o idioma inglês.

Texto do artigo:

  • Introdução: deve ser curta e conter o propósito (contexto e justificativa) do estudo, incluindo um breve resumo dos estudos relevantes sobre o assunto em questão, citando seus avanços mais recentes, citando apenas as referências pertinentes.
  • Materiais e métodos: esta seção deve constar, resumidamente, as informações que permitam que o estudo seja replicado por outros pesquisadores. Os procedimentos adotados devem ser descritos claramente, bem como as variáveis analisadas, com as respectivas definições sempre que necessário, além da descrição da hipótese a ser testada. Devem ser descritas a população e a amostra, instrumentos de medida, com a apresentação, se possível, de medidas de validade, e conter também informações sobre a coleta e processamento de dados. Deve ser incluída a devida referência para os métodos e técnicas empregados, inclusive os métodos estatísticos. Métodos novos ou substancialmente modificados devem ser descritos, justificando as razões para seu uso e mencionando suas limitações. Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados. Os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões éticos e aprovada por comitê de ética.
  • Resultados: essa seção deve ser um relato conciso da nova informação descoberta, com o mínimo de julgamento pessoal. Devem ser apresentados numa sequência lógica, iniciando pela descrição dos dados mais importantes. Não se deve repetir nos textos os dados de tabelas e ilustrações, mas apresentá-los resumidamente.
  • Conclusões: deve relatar a significância da nova informação e a relevância das novas descobertas em comparação com a literatura científica e as teorias existentes. Nesta seção devem ser mencionadas as limitações do trabalho e também suas implicações para pesquisas futuras. Por fim, as conclusões devem fazer parte da finalização, relacionando com os objetivos apontados na introdução.
  • Agradecimentos: devem ser registrados de forma concisa e limitados àquelas pessoas e/ou instituições que contribuíram para a pesquisa de alguma forma, mas não puderam ser incluídos como coautores.
  • Citações no texto: o BJHBS adota o estilo Vancouver, seguindo as normas gerais dos Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos (www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/). Para citações no texto, use numerais arábicos sobrescritos,1 sem espaço, logo após a palavra e após pontuação se houver: "A descrição da doença de Parkinson1 remete aos idos de 1950,2 quando...". Em alguns casos, os nomes dos autores podem aparecer no texto: "Phillips12 avaliou diversos quadros de...", e devem ser citados no texto até dois autores: "Handel e Matias15 fizeram um estudo sobre...". Porém, quando o número de autores for três ou mais, deve-se citar o primeiro autor acrescido da expressão "e colaboradores": "Silveira e colaboradores13 propuseram uma nova metodologia...".
  • Referências: todas as referências citadas no texto deverão compor a lista de referências. As referências devem seguir o estilo Vancouver, seguindo as normas gerais dos Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos (www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/). Além disso, devem ser restritas a material publicado, artigos ou resumos. Os autores são responsáveis por preencher as referências de modo preciso e completo. Para referências com mais de um autor, deve-se listar até três autores por extenso, acima disso, deve-se listar os três primeiros autores seguidos de ", et al.". O total de referências não deve exceder 40.
  • Tabelas e/ou figuras: deverão somar no máximo cinco.
  • Tabela: deve ser elaborada com programas apropriados, tais como o Excel, podem ter a largura proporcional à largura de uma página diagramada, considerando fonte Arial de tamanho 9, espaçamento simples. Devem ser submetidas em arquivo de texto: DOC (Microsoft Word), RTF (Rich Text Format) ou ODT (Open Document Text). Numeradas em ordem crescente e acompanhadas de título e/ou legenda explicativa, com uma referência objetiva no texto. Em nenhuma situação o conteúdo de uma tabela deverá replicar o de uma figura ou vice-versa. Devem ser numeradas em ordem crescente com números arábicos, em conforme o aparecimento no texto.
  • Figuras: podem ser fotos, ilustrações, gráficos, desenhos etc. Devem ser enviadas em arquivos separados (formato *tiff ou JPEG). Devem ser numeradas em ordem crescente com números arábicos, conforme o aparecimento no texto.

Original Articles

Papers resulting of original research. Maximum of 5,000 words (excluding abstract and references) and five images or tables. Maximum of 40 listed references. They must be submitted in the following format:

• abstract: must be written in English with a maximum of 250 words. Must follow the structured abstract model, with mandatory introduction, methodology and resources, results and discussion. It is well known that the abstract gets more visibility and distribution than the full text of the paper. Therefore, it must contain the essential information in the paper, but cannot be just a patchwork of sentences from it. It must be succinct and direct, highlighting what is most important in the full text in order to encourage a full reading. In the conclusion, all results must be related to the objectives of the study. The discussion must assert the contribution of the results to the body of knowledge about the subject of research.

• abstract: must be written in English with a maximum of 250 words. Must follow the structured abstract model, with mandatory introduction, methodology and resources, results and discussion. It is well known that the abstract gets more visibility and distribution than the full text of the paper. Therefore, it must contain the essential information in the paper, but cannot be just a patchwork of sentences from it. It must be succinct and direct, highlighting what is most important in the full text in order to encourage a full reading. In the conclusion, all results must be related to the objectives of the study. The discussion must assert the contribution of the results to the body of knowledge about the subject of research.

• keywords: three to six terms related to the subject must be given, separated by semicolons, according to DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) for Portuguese and Spanish, and also MeSh (Medical Subjects Headings) for English.

Full text

• introduction: it must be short and present the purpose (context and justification) of the study, including a short review of relevant studies about the subject, mentioning any recent progress, and referencing just what is appropriate.

• methodology and resources: this section must briefly present all the information needed for other researchers to replicate the study. Adopted procedures must be clearly described, as must the analyzed variables and tested hypotheses. Definitions must be given whenever necessary. Population, sample, and measurement instruments must be described and information about data gathering and processing must be given. If possible, validity scores must be included. Methods and techniques used must be duly detailed, including statistical methods. New or substantially modified methods must be described, with a justification for its use and mention of its limitations. Research ethics must be observed. Authors must explicitly state that the research was done within ethical standards and with the approval of an ethics committee.

• results: this section must be a concise report of all new information found, with minimum personal bias and judgment. The data must be presented in a logical sequence, starting with the most important information. Data from tables and images must not be repeated, but briefly referred to. It must state the significance of the new data and the relevance of the new findings in relation to established theories and to scientific literature. In this section must also be mentioned the limitations of the present work, as well as its implications for future research. Finally, conclusions must be included in this section, always related to the initially stated objectives.

• acknowledgments: must be concise and limited to people and institutions that contributed to the research in some degree, but could not be included as authors.

• in-text citations: BJHBS follows the Vancouver style, according to the general rules of The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers, second edition. For in-text citations, use Arabic numerals superscript,1 without spaces, right after a word or punctuation: "Parkinson's Diseasedescription began in the 1950s,2 when..." In some cases, the names of the authors may figure in the text: "Phillips12 analysed several conditions of..."; and up to two authors can be named: "Handel and Matias15 conducted a study about..." However, when the number of authors is three or more, the first author must be named along with the expression "et al": "Silveira et al13 have proposed a new methodology..."

• references: all referenced cited in-text must be in the reference list. References shall follow the Vancouver style, according to the general rules of The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers, second edition. They are limited to published material, papers, and abstracts. Authors are responsible for providing precise and complete references. In references with more than one author, authors up to three must be named. From there on, an "et al" must follow the first three authors. There must be no more than 40 references.

• tables and/or images: up to a maximum of five,including the authorship and/or source.

• tables: must be created in dedicated software, such as Excel. The width must be proportional to one page in the current layout. The font must be Arial, size 9, single space. Tables must be imported to and submitted in a text file: .doc/.docx (Microsoft Word), .rtf (Rich Text Format), or .odt (Open Document Text). They must be assigned a number in ascending order and receive a title and/or subtitle explanation. They must also be referenced within the text. The content of a table must not replicate that of an image nor vice versa. Their numbers must be assigned according to the order in which they are referenced in-text.

• images: can be photos, illustrations, graphics, drawings, etc. Images must be submitted as separate files (.tiff or .jpeg). They must be assigned a number in ascending order and receive a title and/or subtitle explanation. They must also be referenced within the text.

Revisão de Literatura

Devem versar sobre temas relevantes para a prática médica. Estes artigos comporão a seção que versará sobre o tema comum daquela edição, na área de saúde. São limitados a 5.000 palavras (excluindo resumo e referências) e um máximo de cinco figuras e/ou tabelas. A lista de referências é limitada a 40 itens. Os trabalhos serão submetidos à avaliação do conselho de editores via convite ao editor que organizará esta seção, conforme regras que seguem:

Página de título: esta página deverá conter as informações de título, autores, conforme segue:

  • título (em português, inglês e espanhol) com até 100 caracteres com espaço;
  • título abreviado (em português, inglês e espanhol) com até 50 caracteres com espaço;
  • nome de cada autor com a respectiva afiliação, nesta ordem: prenome, nomes intermediários abreviados, último sobrenome. Departamento (ou serviço). Faculdade. Universidade (ou instituição). Cidade, UF, país.
  • dados de contato do autor correspondente: prenome, nomes intermediários abreviados, último sobrenome, endereço de correspondência, e-mail.

Texto do artigo:

  • resumo: deve ser apresentado em português, inglês e espanhol, limitado a 250 palavras. Deve seguir o modelo de resumo estruturado, com introdução, materiais e métodos, resultados e discussão. Sabe-se que o resumo alcança maior visibilidade e distribuição do que o artigo em si, por isto deve conter as informações essenciais do artigo, mas não deve ser uma simples composição de frases copiadas do texto integral. Deve ser sucinto e objetivo, destacando o que há de mais importante no texto, com o objetivo de atrair o leitor para a leitura integral. Ao final, a conclusão deve constar a relação dos resultados obtidos com os objetivos estabelecidos para o estudo. Adicionalmente, faz-se necessário apontar as contribuições desses resultados para o conhecimento acerca do tema pesquisado.
  • descritores: devem ser apresentados três a seis termos referentes ao tema apresentado conforme lista dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), para os idiomas português e espanhol ou do Medical Subject Headings (MeSh) para o idioma inglês. Devem ser separados por ponto e vírgula.

Os artigos de revisão poderão ser de dois tipos:

a. Revisão sistemática e meta-análise - Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, o artigo deverá responder à pergunta específica e de relevância para os artigos sobre o tema da edição, no contexto da área de saúde (ver foco do BJHBS). Descreverá de modo detalhado o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise).

b. Revisão narrativa/crítica - A revisão narrativa ou revisão crítica possui caráter descritivo-discursivo, e visa à apresentação abrangente e à discussão de temas de interesse científico na área de saúde. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Deve ser elaborada por pesquisadores com experiência no campo em questão ou por especialistas de reconhecido saber.

  • Agradecimentos: devem ser registrados de forma concisa e limitados àquelas pessoas e/ou instituições que contribuíram para a pesquisa de alguma forma, mas não se encaixam nos critérios estabelecidos para os coautores.
  • Citações no texto: o BJHBS adota o estilo Vancouver, seguindo as normas gerais dos Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos (www.ncbi.nlm.nih.gov/ books/NBK7256/). Para citações no texto, use numerais arábicos sobrescritos,1 sem espaço, logo após a palavra e após pontuação se houver: "A descrição da doença de Parkinson1 remete aos idos de 1950,2 quando...". Em alguns casos, os nomes dos autores podem aparecer no texto: "Phillips12 avaliou diversos quadros de...", e devem ser citados no texto até dois autores: "Handel e Matias15 fizeram um estudo sobre...". Porém, quando o número de autores for três ou mais, deve-se citar o primeiro autor acrescido da expressão "e colaboradores": "Silveira e colaboradores13 propuseram uma nova metodologia...".
  • Referências: todas as referências citadas no texto deverão compor a lista de referências. As referências devem seguir o estilo Vancouver, seguindo as normas gerais dos Requisitos Uniformes para Manuscritos Apresentados a Periódicos Biomédicos (www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/). Além disso, devem ser restritas a material publicado, artigos ou resumos. Os autores são responsáveis por preencher as referências de modo preciso e completo. Para referências com mais de um autor, deve-se listar até três autores por extenso, acima disso, deve-se listar os três primeiros autores seguidos de ", et al.". O total de referências não deve exceder 40.
  • Tabelas e/ou figuras: deverão somar no máximo cinco.
  • Tabela: deve ser elaborada com programas apropriados, tais como o Excel, podem ter a largura proporcional à largura de uma página diagramada, considerando fonte Arial de tamanho 9, espaçamento simples. Devem ser submetidas em arquivo de texto: DOC (Microsoft Word), RTF (Rich Text Format) ou ODT (Open Document Text). Numeradas em ordem crescente e acompanhadas de título e/ou legenda explicativa, com uma referência objetiva no texto. Em nenhuma situação o conteúdo de uma tabela deverá replicar o de uma figura ou vice-versa. Devem ser numeradas em ordem crescente com números arábicos, em conforme o aparecimento no texto.
  • Figuras: podem ser fotos, ilustrações, gráficos, desenhos etc. Devem ser enviadas em arquivos separados (formato *tiff ou JPEG). Devem ser numeradas em ordem crescente com números arábicos, conforme o aparecimento no texto.

Casos Clínicos

a. Relato de caso: normalmente descrevem de um a três pacientes ou uma família. O texto deve ter até 2.000 palavras, um total de três tabelas e/ou figuras e até 25 referências. O resumo deve ter até 100 palavras.

b. Solução de caso clínico: esse texto deve conter o passo a passo do processo decisório de casos clínicos. As informações do paciente devem ser apresentadas para um ou mais clínico(s) especialista(s) em etapas (texto com fonte em negrito) para simular o modo como a informação aparece na prática clínica. O clínico deve responder (texto com fonte regular) conforme as novas informações são adicionadas, compartilhando suas justificativas/argumentos com o leitor. O texto deve ter até 2.500 palavras e até 15 referências.

Letters to the Editor

Space for reader's to talk about recently published papers. Each letter must have up to 200 words (excluding references), five references and one image or table. It must be submitted no later than six months after the publication of the relevant paper. Letters non-related to papers published by BJHBS are limited to 500 words (excluding references), five references, and one image or table. Authors of letters will be required to provide their details, as well as contact information and possible conflicts of interest. The decision about the publication of a letter is made by the editor in chief.

Outras Submissões

Editorial: trata-se de um comentário e análise relativa a um artigo na edição em questão. Pode incluir uma figura ou tabela e limita-se a 750 palavras, com até cinco referências. Será elaborado pelo editor e/ou algum colaborador convidado por ele.

Cartas ao editor: espaço para comunicação dos leitores a respeito de artigos recém-publicados, limitados a até 200 palavras (excluindo referências), até cinco referências e uma figura ou tabela, devendo ser submetida em até seis meses após a publicação do artigo. Para cartas com assuntos não relacionados aos artigos do BJHBS devem ser limitadas a até 500 palavras (excluindo as referências), com até cinco referências e uma figura e/ou tabela. São solicitados os dados dos autores, bem como endereço de correspondência e/ou declarações de possíveis conflitos de interesses. A decisão de publicar o conteúdo da carta é de responsabilidade do editor.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.