Estudo das variáveis que contribuem para o nível de empatia nos acadêmicos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.12957/bjhbs.2020.53532Abstract
Introdução: Empatia é definida como processo psicológico
orientado por mecanismos que englobam as esferas afetiva,
cognitiva e comportamental quanto à observação da experiência
do outro, essencial à área médica no estabelecimento
de confiança entre médico e paciente. Objetivos: Identificar
as variáveis que podem influenciar nos níveis de empatia no
decorrer da graduação médica, tais como gênero, ano de graduação
e escolha da especialidade médica. Materiais e Métodos:
Realizou-se consulta nos bancos de dados: BIREME, PubMed
e Google Scholar. Os critérios de inclusão na seleção foram os
idiomas, período de publicação (2007-2018), e que correspondessem
à temática, e exclusão de artigos que avaliavam os
índices de empatia com profissionais e alunos de residência
médica. Resultados: Os resultados foram diversificados, desde
a afirmação de que o grau de empatia não alterava com o
passar dos anos na graduação de medicina até que esse nível se
modificava entre o primeiro e sexto ano entre os estudantes,
em que prevalecera a notável queda dos níveis de empatia
após o terceiro ano da graduação, significativamente no sexo
masculino. Conclusões: Observa-se que durante a graduação
em cursos de medicina há uma redução dos níveis de empatia,
durante o ciclo clínico, algo que afeta negativamente a relação
médico-paciente, promovendo dificuldades na comunicação
e na adesão ao tratamento.
Descritores: Medicina; Centros Médicos Acadêmicos;
Empatia.
Downloads
References
Larson BE, Yao X. Clinical empathy as emotional labor in the
patient-physician relationship: empathy, emotional labor and
acting. JAMA. 2005 Mar 2; 293(9):1100-6.
Davis MH. Empathy: a social psychological approach. Boulder:
Westview Press; 1996. 260 p.
Rogers CR. The necessary and sufficient conditions for
therapeutic personality change. J Consult Clin Psychol.
;21(2):95-103.
Juujärvi S, Myyry L, Pesso K. Empathy and values as predictors
of care development. Scand J Psychol. 2012 Aug
;53(5):413-20.
Lampert CDT, Scortegagna SA. Empatia em cuidadores de
idosos por meio do Teste Pfister. Arq Bras Psicol. 2018 Oct
;70(1):193-205.
Porto CC. Cartas aos estudantes de medicina. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2014. 320 p.
Chen D, Lew R, Hershman W, et al. A cross-sectional measurement
of medical student empathy. J Gen Intern Med. 2007
Oct;22(10):1434-8.
Magalhães E, Salgueira AP, Costa P, Costa M. J. Empathy in
senior year and first year medical students: a cross-sectional
study. BMC Med Educ. 2011;11(52).
Youssef FF, Nunes P, Sa B, et al. An exploration of changes in
cognitive and emotional empathy among medical students in
the Caribbean. Int J Med Educ. 2014;5:185–92.
Tariq N, Rasheed T, Tavakol M. A quantitative study of empathy
in pakistani medical students: a multicentered approach. J
Prim Care Community Health. 2017 Oct;8(4):294–9.
Song Y, Shi M. Associations between empathy and big five
personality traits among Chinese undergraduate medical students.
PLoS One. 2017 Feb;12(2):e0171665.
Hojat M, Mangione S, Nasca TJ, et al. An empirical study
of decline in empathy in medical school. Med Educ. 2004
Sep;38(9):934–41.
Paro HBMS, Daud-Gallotti RM, Tibério IC, et al. Brazilian
version of the Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties
and factor analysis. BMC Med Educ. 2012;12(73).
Koller SH, Camino C, Ribeiro J. Adaptação e validação de duas
escalas de empatia para uso no Brasil. Estudos de Psicologia.
Dec;18(3):43-53.
Sampaio LR, Guimarães PRB, Camino CPS, et al. Estudos
sobre a dimensionalidade da empatia: tradução e adaptação
do Interpersonal Reactivity Index (IRI). PSICO PUCRS.
;42(1):67-76.
Provenzano BC, Machado APG, Rangel M, et al. A empatia
médica e a graduação em medicina. Rev HUPE. 2014 Oct-
Dec;13(4):19-25.
Hojat M. Empathy in patient care: antecedents, development,
measurement, and outcomes. New York: Springer; 2007. 296 p.
Barski AJ. Hidden reasons some patients visit doctors. Ann Int
Med. 1981 Apr;94(4 pt 1):492-8.
Dubnicki C. Relationships among therapist empathy and
authoritarianism and a therapist’s prognosis. J Consult Clin
Psychol. 1977 Oct;45(5):958-9.
Stratton TD, Saunders JA, Elam CL. Changes in medical
students’ emotional intelligence: an exploratory study. Teach
Learn Med. 2008 Jul;20(3):279-84.
Silva AL. No coração da escolar médica: um estudo preliminar
da empatia na formação médica [dissertação]. [Porto Alegre]:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2015.
p.
Mostafa A, Hoque R, Mostafa MD, et al. Empathy in undergraduate
medical students of Bangladesh: psychometric analysis
and differences by gender, academic year, and specialty preferences.
ISRN Psychiatry. 2014 Feb;375439.
Chatterjee A, Ravikumar R, Singh S, et al. Clinical empathy in
medical students in India measured using the Jefferson Scale
of Empathy-Student Version. J Educ Eval Health Prof. 2017
Dec 27;14:33.
Rahimi-Madiseh, M, Tavakol M, Dennick R, et al. Empathy in
Iranian medical students: a preliminary psychometric analysis
and differences by gender and year of medical school. Med
Teacher. 2010;32(11):e471-8.
Shariat SV, Habibi M. Empathy in Iranian medical students:
measurement model of the Jefferson Scale of Empathy. Med
Teacher. 2013;35(1):e913-8.
Santos MA, Grosseman S, Morelli TC, et al. Empathy diferences
by gender and speciality preference in medical students: a
study in Brazil. Int J Med Educ. 2016 May 21; 7:149-53.
LoSasso AA, Lamberton C, Sammon MB, et al. Enhancing
student empathetic engagement, history-taking, and communication
skills during electronic medical record use in patient
care. Acad Med. 2017 Jul;92(7):1022-7.
Rosenthal S, Howard B, Schlussel YR, et al. Humanism at
heart: preserving empathy in third-year medical students. Acad
Med. 2011 Mar;86(3):350-8.
Stefanaki C, Peppa M, Boschiero D, et al. Healthy overweight/
obese: early osteosarcopenic obesity features. Eur J Clin
Invest. 2016;46(9):767-778.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
After the final approval, authors must send the copyright transfer agreement signed by the first author representing each additional author. In this agreement must be stated any conflicts of interest.
Brazilian Journal of Health and Biomedical Sciences de http://bjhbs.hupe.uerj.br/ is licensed under a License Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International.