O mito do empreendedorismo e a prática do design
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71136Palavras-chave:
Design, Empreendedorismo, NeoliberalismoResumo
Desde meados do século XX o modo de produção capitalista vem passando por profundas transformações que afetaram a organização produtiva mundial e, consequentemente, o modo de ser dos trabalhadores. Estas transformações que ocorreram no capitalismo foram muito significativas e a vida prática e cotidiana da população como um todo vem sendo reconfigurada. Este artigo buscou fazer uma análise das repercussões no mundo do trabalho, particularmente dos designers, em decorrência destas metamorfoses que estão relacionadas ao neoliberalismo e ao o que ficou conhecido como reestruturação produtiva. Essa nova forma do trabalho, especialmente a chamada gestão empresarial, exigiu uma diferente postura do designer que teve que passar a atuar de maneira compatível com a lógica do empreendedorismo. O objetivo principal foi examinar alguns reflexos destas transformações que incidiram sobre o Campo do Design.Downloads
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Publicado
06-01-2023
Como Citar
GONÇALVES, Luciana Siqueira; CIPINIUK, Albert. O mito do empreendedorismo e a prática do design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 466–482, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.71136. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/71136. Acesso em: 16 jun. 2025.
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Artigos
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