Lembrar para não esquecer, relembrar para não repetir
Design e Arte como resistência
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.87174Palavras-chave:
design, arte, ditadura militar, resistência cultural, repressão estatalResumo
A ditadura militar no Brasil, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985, foi um período de severa repressão que suprimiu direitos civis e políticos e enfraqueceu as instituições democráticas. A resistência cultural, através da arte e do design, foi significativa, utilizando estratégias criativas para contornar a censura e mobilizar a população. O design gráfico e a arte desempenharam papéis relevantes na luta pela liberdade e democracia, ressaltando a importância de lembrar e aprender com o passado. Este artigo discute essa temática e apresenta os resultados do impacto dessas discussões nos trabalhos de alunos da graduação em design.
Palavras-chave: design, arte, ditadura militar, resistência cultural, repressão estatal.
Downloads
Referências
ANGEL, Hildegard, Depoimento concedido em 20/01/2017, disponível em: https://www.zuzuangel.com.br/vestuario/vestido-de-protesto-politico-manga-longa). Acesso em: 05 ago. 2024.
BRAGA, Marcos da Costa. Organização profissional dos designers no Brasil: APDINS-RJ, a luta pela hegemonia no corpo profissional. Tese (Doutorado), Centro de Estudos Gerais do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2005.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do Design. São Paulo: Blucher, 2008.
CARRANZA, Edite Galote. A questão da resistência cultural, contracultural e política durante o regime militar brasileiro – Grupo Arquitetura Nova. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 76, p. 73-92, ago. 2020.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Verbete Sérgio Ferro. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9336/sergio-ferro. Acesso em: 09 set. 2024.
HOMEM DE MELO, Chico. O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira 1933-1974: pontos de partida para uma revisão histórica. São Paulo: Ed. 34, 2008.
REIS, Paulo R. O. Arte e vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SACCHETTA, Vladimir. Os cartazes desta história: memória gráfica da resistência à ditadura e da redemocratização (1964–1985). São Paulo: Instituto Vladimir Herzog e Escrituras Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Profa. Dra. Mônica Moura, Márcio James Soares Guimarães, Louie Wilde, Luana Felipe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.