Lembrar para não esquecer, relembrar para não repetir

Design e Arte como resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.87174

Palavras-chave:

design, arte, ditadura militar, resistência cultural, repressão estatal

Resumo

A ditadura militar no Brasil, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985, foi um período de severa repressão que suprimiu direitos civis e políticos e enfraqueceu as instituições democráticas. A resistência cultural, através da arte e do design, foi significativa, utilizando estratégias criativas para contornar a censura e mobilizar a população. O design gráfico e a arte desempenharam papéis relevantes na luta pela liberdade e democracia, ressaltando a importância de lembrar e aprender com o passado. Este artigo discute essa temática e apresenta os resultados do impacto dessas discussões nos trabalhos de alunos da graduação em design.

Palavras-chave: design, arte, ditadura militar, resistência cultural, repressão estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Mônica Moura, Universidade Estadual Paulista UNESP Bauru

Professora assistente do Departamento de Design da UNESP - Universidade Estadual Paulista - da Graduação e da Pós-Graduação, é coordenadora do curso de graduação e do Laboratório e Grupo de Pesquisa Design Contemporâneo, possui pós-doutorados em Design na PUC-RJ/Brasil e na Universidade do Minho (UMINHO)/Portugal, é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em Educação Artística e Artes Visuais.

Márcio James Soares Guimarães, Universidade Federal do Maranhão

Doutor e mestre em Design, bacharel em Desenho Industrial, líder do grupo de pesquisa TATO ATIVO: design inclusivo para a infância. Professor do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Louie Wilde, Universidade Estadual Paulista UNESP Bauru

Discente da graduação em Design da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru, e membro do Laboratório e Grupo de Pesquisa Design Contemporâneo.

Luana Felipe, Universidade Estadual Paulista UNESP Bauru

Discente da graduação em Design da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru, e membro do Laboratório e Grupo de Pesquisa Design Contemporâneo.

Referências

ANGEL, Hildegard, Depoimento concedido em 20/01/2017, disponível em: https://www.zuzuangel.com.br/vestuario/vestido-de-protesto-politico-manga-longa). Acesso em: 05 ago. 2024.

BRAGA, Marcos da Costa. Organização profissional dos designers no Brasil: APDINS-RJ, a luta pela hegemonia no corpo profissional. Tese (Doutorado), Centro de Estudos Gerais do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2005.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do Design. São Paulo: Blucher, 2008.

CARRANZA, Edite Galote. A questão da resistência cultural, contracultural e política durante o regime militar brasileiro – Grupo Arquitetura Nova. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 76, p. 73-92, ago. 2020.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Verbete Sérgio Ferro. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9336/sergio-ferro. Acesso em: 09 set. 2024.

HOMEM DE MELO, Chico. O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira 1933-1974: pontos de partida para uma revisão histórica. São Paulo: Ed. 34, 2008.

REIS, Paulo R. O. Arte e vanguarda no Brasil: os anos 60. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

SACCHETTA, Vladimir. Os cartazes desta história: memória gráfica da resistência à ditadura e da redemocratização (1964–1985). São Paulo: Instituto Vladimir Herzog e Escrituras Editora, 2012.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

MOURA, Mˆônica; GUIMARÃES, Márcio James Soares; CAMARGO KLEIN WILDE , Louie; DE OLIVEIRA FELIPE, Luana. Lembrar para não esquecer, relembrar para não repetir: Design e Arte como resistência. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 51–65, 2024. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.87174. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/87174. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Completos Temáticos