Linguagem da forma/linguagem visual no âmbito do ensino de design

balizamentos teóricos; tópicos de pesquisa

Autores

  • Washington Dias Lessa ESDI/UERJ

Palavras-chave:

linguagem da forma e design, linguagem visual e design, fundamentos formais/visuais para o ensino e prática do design

Resumo

No ensino do design do começo do século 20 surgem as iniciativas designadas como linguagem visual ou linguagem da forma – que na Bauhaus correspondem ao Curso Preliminar e às disciplinas a ele correlatas. A consolidação e permanência deste conceito pedagógico, de vários modos e em formatações variadas, podem ainda hoje ser constatadas nos cursos de design. O objetivo deste texto é: (a) propor balizamentos teóricos que permitam uma visão adequada da questão; (b) indicar tópicos de pesquisa relativos à sua dinâmica.

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Publicado

05-07-2024

Como Citar

DIAS LESSA, Washington. Linguagem da forma/linguagem visual no âmbito do ensino de design: balizamentos teóricos; tópicos de pesquisa. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 69–91, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85667. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos