Sobre Análise gráfica, ou Algumas estratégias didáticas para a difusão de um design crítico

Autores

  • André Villas-Boas UFRJ

Palavras-chave:

ensino, metodologia, teoria do design

Resumo

O trabalho apresenta uma sistematização de conceitos e categorias para a prática da análise gráfica a partir da experiência do autor como professor da disciplina curricular homônima em cursos de graduação em design. O objetivo da proposta é, por meio da análise gráfica – aqui tomada como um procedimento didático adotado correntemente nas diversas cadeiras que formam a graduação –, difundir uma perspectiva crítica de análise e prática de projetação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira / Edusp, 1997 (11a. Ed.).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Sydney Fernandes de. A influência das tradições acríticas no processo de estruturação do ensino/pesquisa de design. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado), COPPE/UFRJ, 1998.

VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Teresópolis (RJ); 2AB, 2007 (6a. Ed., ampl.).

VILLAS-BOAS, André. Os discursos dos comunicadores visuais sobre o design gráfico brasileiro na mídia segmentada. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado), ECO/UFRJ, 2003.

VILLAS-BOAS, André. Utopia e disciplina. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.

Downloads

Publicado

05-07-2024

Como Citar

VILLAS-BOAS, André. Sobre Análise gráfica, ou Algumas estratégias didáticas para a difusão de um design crítico. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 2–17, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85663. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos