Uma perspectiva feminista sobre a invisibilização recorrente de mulheres no game design

Autores

  • Leticia Rodrigues UTFPR
  • Luiz Ernesto Merkle UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73340

Palavras-chave:

Comunidades de prática, Saberes localizados, Historiografia, Tecnologias de gênero

Resumo

O objetivo principal deste artigo é problematizar alguns processos de invisibilização de mulheres no desenvolvimento de jogos por meio da articulação de conceitos em estudos da participação pautados por Jean Lave, de gênero e tecnologia por Susan Leigh Star e Donna Haraway, em articulação com game studies que abordam práticas historiográficas sobre game designers. Para tanto compreendemos uma análise pautada pela crítica feminista da ciência e tecnologia e do design, identificando a caracterização das relações de gênero normativas que cerceiam os sujeitos que protagonizam as narrativas históricas recorrentes sobre game designers e sobre definições do que pode ser considerado jogo. Identificamos que essas marcações e definições operam de maneira a marginalizar demais sujeitos nesses campos de atuação e dentre esses grupos destacamos as mulheres. Por fim, com base na literatura utilizada apontamos possíveis caminhos para uma desestruturação do cenário excludente em pesquisas futuras.

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

RODRIGUES, Leticia; MERKLE, Luiz Ernesto. Uma perspectiva feminista sobre a invisibilização recorrente de mulheres no game design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 155–174, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73340. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73340. Acesso em: 2 maio. 2025.