A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: uma síntese

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2020.66064

Mots-clés :

Literatura para crianças e jovens, Design de livros, Design na Leitura, Formação visual.

Résumé

Compreendendo que o livro de literatura para crianças e jovens encontra na relação verbo-visual o espaço propício à fruição, a pesquisa, apresentada aqui em síntese, assumiu por objetivo estabelecer a relação entre o Design presente nesses objetos e o processo de formação visual do leitor. Para isso, propõe-se, por meio de análise gráfica dos livros selecionados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, a organização de um panorama a respeito da progressão de complexidade gráfica, relacionando os aspectos gráficos com o desenvolvimento escolar do leitor na Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir dos resultados encontrados, identificando que o conteúdo gráfico e imagético tende a diminuir em quantidade e a simplificar-se conforme o estudante avança nas etapas escolares, propõem-se intervenções para a modificação desse cenário a partir de propostas de formação direcionadas aos mediadores de leitura, dentre eles os designers.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-20

Comment citer

Lacerda, M. G., & Farbiarz, J. L. (2022). A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: uma síntese. Arcos Design, 13(1), 49–72. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2020.66064

Numéro

Rubrique

Artigos Completos Temáticos