Morfologia para setas em livros didáticos: Uma abordagem semiótica

Auteurs-es

  • Liziane Martins UFBA/UEFS
  • João Queiroz UFJF

Mots-clés :

Setas, Design da Informação, Semiótica

Résumé

As setas são importantes indexicadores semióticos e um tópico de investigação em Design da Informação, Semiótica Cognitiva e Teoria da Educação. Uma classificação semiótica da variedade de setas e suas operações permite-nos entendê-las funcional e morfologicamente, elucidando o modo como operam em tarefas cognitivas complexas associadas a aprendizagem (percepção, categorização, memória, atenção, etc.). Este artigo examina o emprego de setas em ilustrações de 144 livros didáticos de Ciências do ensino fundamental com base na teoria estendida do signo de C.S. Peirce.

Téléchargements

Publié-e

2010-12-01

Comment citer

Martins, L., & Queiroz, J. (2010). Morfologia para setas em livros didáticos: Uma abordagem semiótica. Arcos Design, 5(2). Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/17419

Numéro

Rubrique

Artigos