Sobreposições e borramentos: urbanismo, Paris e o quintal da casa de minha avó
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.66310Palabras clave:
Modos de conhecer, Urbanismo, Ensino.Resumen
Partindo de uma questão formulada por um estudante de graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBa, nos anos 1990, busca-se adentrar o campo do urbanismo a partir de algumas indagações que vêm proliferando acerca de seu significado e seu papel. Primeiro, problematizamos modos de conhecer e suas ontologias, o que aponta para a emergência de novos possíveis e de trincheiras como lugares de produção de conhecimento. A compreensão do urbanismo enquanto campo de lutas, sua disciplinarização e caminhos para sua reconfiguração ancoram um segundo ponto de reflexão. Por fim, entendendo o ensino como compromisso ético, ativa-se a necessidade de compreender a natureza da urgência da crítica, assim como o lugar da crise da universidade e as possibilidades de trabalho coletivo, plural e potencialmente livre.Descargas
Publicado
2022-05-31
Cómo citar
Fernandes, A. (2022). Sobreposições e borramentos: urbanismo, Paris e o quintal da casa de minha avó. Arcos Design, 14(1), 7–19. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2021.66310
Número
Sección
Artigos Completos Temáticos