Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2019.66057

Palabras clave:

Ensino em Design, Design Industrial, Fator Interacional.

Resumen

A trajetória no design industrial de Bornancini e Petzold (1962/2005) exemplifica como a prática projetual precede o ensino formal do design no Rio Grande do Sul. É notório que seu trabalho contribuiu ao desenvolvimento tecnológico industrial e gerou inovação no projeto de produto em âmbito regional, nacional e internacional. Para destacar que o legado da parceria não se restringe ao fator tecnológico, o objetivo do artigo é identificar nexos teórico-metodológicos entre sua trajetória com abordagens contemporâneas do design. Apresenta-se princípios orientadores da prática projetual e docente da parceria, os quais evidenciam como a integração interpessoal, o fator interacional, é determinante no processo de desenvolvimento de projeto, conhecimento que pode ser explicitado no ensino em design.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo Gonçalves Curtis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta no Departamento de Design e Expressão Gráfica, atua como professora na Área de História do Design, nos Cursos de Design Visual e Design de Produto, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2022-04-20

Cómo citar

Gonçalves Curtis, M. do C. (2022). Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold. Arcos Design, 12(2), 71–89. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2019.66057

Número

Sección

Artigos Completos Temáticos