Ruined Design

The potential of a crack

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.90178

Keywords:

Design, Ruin, Crack, Art, Imaginary

Abstract

How can we create in a world in ruins? This article departs from this question to investigate the potential of ruins as sites for rethinking design and architecture practices in a world shaped by environmental crises and the excesses of capitalism. The text proposes failure, damage, and impermanence as creative tools, challenging ideals of progress. By examining landscapes in collapse, such as Atafona - RJ, the study reflects on the possibilities of interaction between humans and non-humans, subverting traditional symbols of creative disciplines and proposing alternative modes of existence. Through artistic experimentation and the critique of design practices, the article suggests engaging with an imaginary that embraces fragility, opening pathways for alternative ways of inhabiting and creating in the contemporary world.

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Author Biographies

Bianca Navega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É arquiteta, designer, ceramista e artista. Tem formação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, Cenografia pelo Programa de Especialização da PUC-RIO, Bioconstrução, Cerâmica e atualmente é Mestranda em Artes e Design pela PUC-Rio. 

Carlos Eduardo F´´elix da Costa, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mestrado (2006) e doutorado (2013) em Linguagens Visuais pela mesma instituição. Realizou o pós-doutorado no PPGAV UFRJ na linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares. Artista plástico e professor adjunto da PUC-Rio no departamento de Artes e Design. Foi contemplado com a bolsa de residência artística Iberê Camargo no London Print Studio (2001) e foi artista visitante na Universidade de Plymouth a convite do Arts Council (Reino Unido, 2008). Artista participante da 7a Bienal do Mercosul (2007), 30a Bienal de São Paulo (2012), da 13a Bienal de Istambul (2013), da 4a Bienal do Fim do Mundo (2014) e da "Anozero19" Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2019). Em 2013 artista contemplado com o Prêmio PIPA e residência artística na Residency Unlimited (2014, NY). De 2015 a 2017 foi artista em residência pela Fundação InSite (México) e Plataforma Atacama (Chile). Vencedor do Prêmio Radio Krakow 2015 (Polônia) pela mostra Its Gonna Rain. Em 2017 artista comissionado pela National Endowment for the Arts, Robert Wood Johnson Foundation e XLab IDEAS para trabalho em Natchez (Mississipi USA), e participante dos 32o e 35o Panorama da Arte Brasileira. Em 2018 comissionado pela Fundação Haundenschild (San Diego, USA) para desenvolvimento de projeto em sua sede. Em 2019, concluiu residência com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através de convite do Instituto República. É um dos fundadores do projeto "Escola Sem Sítio", projeto de extensão e pesquisa em parceria com Instituto de Arte da UERJ e a Casa França Brasil. Coordena o LINDA - Laboratório Interdisciplinar em Natureza Design e Arte. http://linda.dad.puc-rio.br/. Atualmente é diretor do Museu Universitário Solar Grandjean de Montgny da PUC-Rio.

Denise Berruezo Portinari, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com sanduíche realizado na New School for Social Research, EUA (1996). Atualmente é professor adjjunto no Curso de Graduação em Design e no Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, vinculada à linha de pesquisas em Design, Cultura e Sociedade e ao Laboratório da Representação Sensível (LaRS). Atuou como Coordenadora do PPG Design de 2005 a 2010, e como Coordenadora Setorial de Pós-Graduação do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio, de 2010 a 2016. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica e Psicologa Social, especialmente nas áreas de Estudos de Corpo, Gênero e Sexualidade. Atua como psicanalista e é líder do Grupo Barthes de pesquisas sobre imaginário, corpo, gênero e subjetividade.

References

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Published

2025-07-10

How to Cite

NAVEGA, Bianca; F´´ELIX DA COSTA, Carlos Eduardo; BERRUEZO PORTINARI, Denise. Ruined Design: The potential of a crack. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.90178. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/90178. Acesso em: 14 jul. 2025.